Imbolc – O regresso da energia masculina (do Deus)

Imbolc é um dos quatro festivais celtas.

Dedicado à deusa Brighid, deusa celta do fogo homenageada como a “Noiva do Sol” , é um festival em que se comemora o regresso do Sol, do Deus, ou seja, da energia masculina.

No seu caminho pelos céus o sol vai crescendo e ficando mais forte e apesar do Inverno ainda não ter partido a vida começa a florescer; nas casas são acendidas velas para acelerar a partida do Inverno e a chegada da Primavera.

È também um período de renovação, aproveitado em algumas tradições pagãs para limpeza e purificação anual das casas deitando fora tudo o que é velho.

Imbolc ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e dá-se a sua transformação em jovem Donzela e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e o seu santuário foi transformado num mosteiro.

O Sabbath Imbolc, cujo nome significa “apressar-se”, celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brigith.

A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos projetos, pela iniciação de/em um caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização.

Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrirmo-nos para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, escultura ou dança. É altura de renovação pessoal, balanceamento do que ficou para trás e do que queremos que cresça em nós e nos nossos projectos.

Imbolc é o regressar da energia do Deus que em conjunto com a Deusa nos dão a força e a clareza que precisamos para seguir com os nosso projectos em frente e elevar as fasquias que impomos na nossa vida. Há que querer mais, com conta e medida, e esta altura é a ideal para traçar novas metas e objectivos.

E que a roda jamais pare de girar!

Correspondências de Imbolc:

Cores: vermelho, laranja, branco.

Deuses: a Deusa, no seu aspecto de Virgem e de fertilizadora, e o Deus, no seu aspecto de fertilizador, jovem e menino.

Ervas: angélica, benjoim, sálvia branca, calêndula, limão, manjericão, rosas, violeta, mirra, bálsamo, sangue-de-dragão, baunilha e flores vermelhas e amarelas.

Pedras: quartzo branco, citrino, turmalina amarela, turmalina verde, quartzo rosa, hematita, rubi, granada, zircônia vermelha, pérolas, coral, ágata vermelha, topázio.

Comidas e Bebidas Sagradas: bolos de frutas, tortas de maçãs, cerejas, framboesas, maçãs, pão, sopas de creme, vinho, suco de frutas e todos os tipos de chás.

By Morrighan

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide