Existem três fundamentos da sabedoria: discrição ao aprender, memória ao reter e eloquência ao contar.

Antiga tríade irlandesa

31 Janeiro 2010

Imbolc - O regresso da energia masculina (do Deus)



Imbolc é um dos quatro festivais celtas.
Dedicado à deusa Brighid, deusa celta do fogo homenageada como a "Noiva do Sol" , é um festival em que se comemora o regresso do Sol, do Deus, ou seja, da energia masculina.

No seu caminho pelos céus o sol vai crescendo e ficando mais forte e apesar do Inverno ainda não ter partido a vida começa a florescer; nas casas são acendidas velas para acelerar a partida do Inverno e a chegada da Primavera.
È também um período de renovação, aproveitado em algumas tradições pagãs para limpeza e purificação anual das casas deitando fora tudo o que é velho.

Imbolc ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e dá-se a sua transformação em jovem Donzela e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brígida e o seu santuário foi transformado num mosteiro.

O Sabbath Imbolc, cujo nome significa "apressar-se", celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brigith.

A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos projetos, pela iniciação de/em um caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização.

Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrirmo-nos para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, escultura ou dança. É altura de renovação pessoal, balanceamento do que ficou para trás e do que queremos que cresça em nós e nos nossos projectos.

Imbolc é o regressar da energia do Deus que em conjunto com a Deusa nos dão a força e a clareza que precisamos para seguir com os nosso projectos em frente e elevar as fasquias que impomos na nossa vida. Há que querer mais, com conta e medida, e esta altura é a ideal para traçar novas metas e objectivos.

E que a roda jamais pare de girar!

Correspondências de Imbolc:
Cores: vermelho, laranja, branco.
Deuses: a Deusa, no seu aspecto de Virgem e de fertilizadora, e o Deus, no seu aspecto de fertilizador, jovem e menino.
Ervas: angélica, benjoim, sálvia branca, calêndula, limão, manjericão, rosas, violeta, mirra, bálsamo, sangue-de-dragão, baunilha e flores vermelhas e amarelas.
Pedras: quartzo branco, citrino, turmalina amarela, turmalina verde, quartzo rosa, hematita, rubi, granada, zircônia vermelha, pérolas, coral, ágata vermelha, topázio.
Comidas e Bebidas Sagradas: bolos de frutas, tortas de maçãs, cerejas, framboesas, maçãs, pão, sopas de creme, vinho, suco de frutas e todos os tipos de chás.

By Morrighan





0 comentários:

ShareThis

Seguidores

FACEBOOK

Goodreads

2013 Reading Challenge

2013 Reading Challenge
Sofia has read 1 book toward her goal of 100 books.
hide

parceiros

Nº de Visitas