Debate sobre Literatura Fantástica na Feira do Livro de Lisboa

Bruxas, Vampiros, Zombies Convidados: Pedro Reisinho (Editor da Gailivro) Luís Corte-Real (Editor da Saída de Emergência) Joana Neves...


Bruxas, Vampiros, Zombies
Convidados:
Pedro Reisinho (Editor da Gailivro)

Luís Corte-Real (Editor da Saída de Emergência)
Joana Neves (Editora da Contraponto)

Sofia Teixeira (Leitora e autora do blogue Bran Morrighan) - Eu mesma :)

Moderador
:
Luís Caetano

Pois bem, para quem ainda não sabia (admito que não fiz questão de divulgar) fui convidada para participar num debate da feira do livro sobre bruxas, vampiros e zombies. Esse debate foi hoje e não correu mal.

O debate começou com o moderador Luís Caetano a falar sobre os vampiros, a moda dos vampiros e este fenómeno Stephenie Meyer. Oscilámos imenso sempre nas mesmas coisas. Vampiros bons, Meyer, ah e tal o que vende são vampiros bonzinhos e o que é bom não se vende. Editoras que metem qualquer tipo de tralha cá fora enquanto outros tentam filtrar um bocado... etc etc etc. Podem consultar neste link (http://www.fallingintoinfinity.com/2010/05/debate-sobre-literatura-fantastica-na.html) uma perspectiva interessante e mais imparcial sobre o debate. Tive muita pena que, quando me abordaram sobre os autores portugueses, logo de seguida mudassem de assunto.

Quando abordei o facto dos nossos autores terem tanta dificuldade em entrar no mercado, que quando entram mal vêem um tostão, ainda pagam parte das suas próprias edições e carecem de revisores e todas essas dificuldades que tenho vindo a conhecer, pelos vistos, isso não serviu para alimentar o debate e, logo de seguida, voltou-se ao mesmo de sempre.
No link anterior tem também link para a gravação do debate.
Perdoem-me a minha triste, ou não, prestação. Foi a primeira vez que estive em algo desta envergadura, foi uma boa experiência, mas fiquei cansada de ver tanta luta editorial e de tanta Stephenie Meyer. Peço desculpa se não fui muito explícita, mas como a gravação está disponível, deixo ao vosso critério as críticas que possam querer fazer. Um obrigado à organização da feira do livro por me ter proporcionado esta oportunidade.

19 comentários