Opinião: “A Cidade dos Ossos” (Os Instrumentos Mortais #1) de Cassandra Clare

A Cidade dos Ossos (Os Instrumentos Mortais #1)

Cassandra Clare

Editora: Grupo Planeta

Nº de Páginas: 416

Sinopse: Nova Iorque é a cidade que nunca dorme — mas, espíritos malignos, vampiros, anjos, feiticeiros, fadas e caçadores de sombras não precisam de muito descanso… A cidade é o mundo do primeiro romance de Cassandra Clare, uma fantasia cool, agradavelmente negra e com um toque urbano picante.

Opinião: A Cidade dos Ossos é o primeiro livro de uma série que pode vir a ser bem interessante.

Há mil anos, o anjo Raziel misturou o seu sangue com o dos seres humanos, criando uma raça de Caçadores de Sombras, que nos protegem de demónios invisíveis para o comum dos mortais.

Ao abrir este livro, entra-se num universo muito especial… Chega-se à Cidade dos Ossos!

À saída da Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo, mas com tendência a agir como um idiota…

Esta é uma obra virada, claramente, para um público mais adolescente, mas que consegue entreter e até prender um leitor adulto à narrativa. A autora utiliza uma linguagem muito descontraída, mas não infantil, havendo assim um equilíbrio entre a idade dos personagens e a possibilidade de ter mais que uma geração a ler a sua obra.

O mundo criado, está bastante bem apresentado e as personagens, cada um com a sua personalidade, conseguem cativar-nos desde cedo. Outro ponto que me cativou, foi o equilíbrio que Cassandra Clare, conseguiu manter em termos de criaturas mitológicas. Como é dado a mostrar na sinopse, ainda são em grande número, mas não há confusão nem exageros em relação a qualquer uma delas.

Com um fim totalmente inesperado e que nos dá que pensar, este livro não podia acabar da melhor maneira. É que dá mesmo que pensar, porque, ao longo do livro todo, vamos construindo uma ideia que, de repente, desaba e só queremos pegar no próximo livro para ficarmos a saber os próximos desenvolvimentos. Com diálogos divertidíssimos, esta foi uma leitura descontraída que gostei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elphaba
Elphaba
13 anos atrás

Eu queria tanto ler estes livros, tenho vindo a adiar porque existem sempre novas leituras acrescentar à já extensa lista mas o preços também não ajudam.. Ainda assim, depois da tua opinião Morrighan fiquei ainda com mais vontade, este mês é que é vou comprar!

Bom Post*

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Espero que gostes Elphaba!

Beijinho*

Vc
Vc
13 anos atrás

Adoro a tua descrição do livro como "leitura descontraída"! Normalmente, este género de livros trazem-nos sempre sensações de tristeza, muita acção, suspense e amargura. Contudo, isso não acontece em "Cidade Dos Ossos". As palavras escolhidas na perfeição fluem numa leitura instantânea e hilariante, forçando-nos a abrir o próximo capítulo. Leiam, que vale a pena 😉

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Tenho aqui o segundo para ler. A seu tempo será lido =P
Isto é tanta coisa ao mesmo tempo que não leio metade dos livros que gostava de ter tempo para ler!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide