Opinião: “Deuses Americanos” de Neil Gaiman

Deuses Americanos

Neil Gaiman

Editora: Editorial Presença

Colecção: Via Láctea

Nº de Páginas: 496

Sinopse: Sombra, acabado de sair da prisão, aceita trabalhar para um estranho, o Sr. Quarta-Feira, que não é nada mais nada menos que a encarnação de um deus antigo. Por estarem a ser ultrapassados por ídolos modernos, os deuses antigos encontram-se em vias de extinção, e Sombra e Quarta-Feira têm de reunir o maior número de divindades para se prepararem para o conflito iminente que paira no horizonte. Mas esperam-nos inúmeras surpresas… Bestseller distinguido com diversos prémios, Deuses Americanos é uma aventura onde o mágico e o mundano, o mito e o real, caminham lado a lado, levando-nos numa viagem repleta de humor ao extraordinário potencial da imaginação humana.

Opinião: O “The Washington Post” diz: «Mistério, sátira, sexo, horror, prosa poética – Deuses Americanos usa todos estes elementos para manter o leitor suspenso no texto.» e eu não podia concordar mais. De Neil Gaiman ainda só tinha lido “A Estranha Vida de Nobody Owens, mas se nessa obra eu passei a respeitá-lo e a admirá-lo, Deuses Americanos só veio fortalecer e ainda enaltecer todas as opiniões que eu pudesse ter sobre o autor. 

Esta obra é diferente e magnífica, principalmente pelos paralelismos e analogias feitas entre o passado e o presente através dos Deuses. Num mundo cada vez mais consumista e cada vez menos devoto a qualquer tipo de religião ou crença, temos aqui uma luta entre os Deuses Antigos (dos mais variados panteões) e os Deuses Modernos (dos computadores, da moda, etc.) onde a lealdade e a traição mostram-se fundamentais para o desenlace da trama.

Sombra e o Sr. Quarta-feira são duas personagens espectaculares. Gaiman foi um autêntico arquitecto. Desde todo o enredo, às relações entre as personagens, aos cenários descritos, nada ficou por explorar e ainda teve o condão de, por mestria, nos prender à narrativa. Gostei do pormenor de a mesma oscilar entre o tempo actual e alguns interlúdios onde vamos conhecendo as histórias dos Deuses mais antigos, como chegaram à América e como eram venerados na altura. 

A leitura mostrou ser uma aventura à imagem das “road trips”, tão famosas, feitas pelos americanos e pelas nossas duas personagens principais, Sombra e Quarta-feira.

Um livro fantástico, que nos prende do início ao fim. Adorei e Recomendo sem sombra de dúvida.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor Frazão
Vitor Frazão
13 anos atrás

Neil Gaiman no seu melhor! Ainda não li um livro dele que não tivesse gostado.

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Neil Gaiman está-se a tornar numa referência para mim.

Anónimo
Anónimo
13 anos atrás

Pelo que li do comentário cometi o crime de ainda não ter lido nada deste autor…

Um erro que depois desda crítica pretendo compensar!

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

É muito bom poder contribuir com sugestões de bons autores e acredita que este é um daqueles que é mesmo um pecado ainda não ter lido nada.
Eu descobri-o há muito pouco tempo, e por vezes ainda me questiono como demorei tanto tempo a lê-lo 🙂
Boas leituras!

d311nh4
d311nh4
13 anos atrás

admito que fiquei muito curiosa….=)

Jojo
Jojo
13 anos atrás

Adoro Neil Gaiman! Curiosamente, li aqueles que tu não leste: Stardust e Coraline. Se os quiseres ler já sabes:)…

Morrighan
Morrighan
13 anos atrás

Muito Obrigado Jojo!
Neste momento estou como tu.. Muitos na pilha e pouco tempo para os ler 😐
Grande beijinho*

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide