Opinião: ‘A Culpa é das Estrelas’ de John Green

A Culpa é das Estrelas
John Green

Editora: ASA
Chancela: Livros com Sentido

Opinião: É 1h da manhã. Acabei de ler as últimas 50 páginas que me faltavam ler do livro ‘A Culpa é das Estrelas’. Ao longo da leitura, sorri, ri, chorei, enfim, senti mil e uma emoções. Agora que terminou, quis vir partilhar a minha opinião convosco e tentar transmitir-vos um pouco da experiência que foi ler um livro deste calibre. No entanto, agora que me de deparo com o ecrã ainda com muito pouco escrito, estou sem palavras. Pelo menos palavras que consigam expressar a obra de arte que este livro é da forma como merece.

John Green é um autor que estabelece com o seu leitor uma relação de amor à primeira vista. A sua escrita, que com a leitura de mais obras suas se torna perfeitamente identificável, hiptoniza-nos sem nos dar hipótese de escolha. Se em À Procura de Alaska eu tinha ficado rendida, em A Culpa é das Estrelas fui obrigada a estabelecer novos padrões para julgar um livro. Este senhor, aviso-vos, sobe qualquer fasquia que vocês possam ter em relação aos livros para jovens adultos.

Sim, sei que nos últimos tempos este livro tem sido imensamente falado e que tem provocado duas reacções: uma curiosidade a roçar o irracional para o ler e a desconfiança total de se o livro será realmente assim tão bom. De qualquer maneira o resultado é óbvio. Vocês VÃO LER este livro. Têm de o fazer. O livro não é assim TÃO bom, é melhor.

As personagens Hazel e Augustus vão conquistar-vos completamente. Ao princípio, e porque o cepticismo tem de estar sempre associado ao início de uma leitura, vocês vão criar as vossas expectativas em relação a ambos, tentar talvez imaginar que destino é que o autor dará a cada um deles, mas quando menos esperarem ele troca-vos as voltas. Hazel e Augustus são dois adolescentes de uma índole fascinante e sempre surpreendente.

Tudo o que esteja relacionado com o cancro é sempre muito sensível e provoca sempre grande impacto nas pessoas que acabam por lidar com casos destes, ou até mesmo só ler sobre os mesmos. É também aqui que a escrita de John Green me fascina. Em A Culpa é das Estrelas, o autor não se preocupa com paninhos quentes, as coisas são como são. Apenas a forma como ele as expressa acaba por transmitir uma sensação de beleza aterradora. Há certas situações que acabam por ser inevitáveis e que fogem ao nosso controlo. Ele obriga-nos a encarar a realidade através de personagens fantásticas, sentimentos contraditórios, mas ainda assim com uma ternura indescritivel sempre adjacente. Gostei.

PS: Peço desculpa se a opinião não está muito coerente. Não quero mesmo contar parte alguma da história ou desvendar seja o que for. Hazel e Augustus são daquelas personagens que agora fazem parte de mim. Este acabou por ser um livro que me emocionou, marcou e mais, que provavelmente se vai tornar num daqueles livros que vou querer repetir a leitura umas quantas vezes no futuro, emprestar aos melhores amigos e falar dele ao máximo de gente possível. Porque sim. Porque gostei. Já são 1h45m da manhã, é melhor começar a pensar em ir dormir que amanhã é dia de trabalho. E tal como eu disse, fica a sensação que muito ficou por dizer, que não disse

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

10 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anónimo
Anónimo
11 anos atrás

Estava à espera desta opinião. É um livro que fez muito sucesso no Brasil e é recomendado imenso. Estive para o comprar pela wook mas estava receosa pois sou leitora de outro tipo de livros apesar de gostar de variar um bocadinho. Convenceste-me.

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Compra 🙂 Não te vais arrepender. Só posso desejar uma boa leitura.

Anónimo
Anónimo
Reply to  Morrighan
11 anos atrás

Ok,obrigada )

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Querida Morrighan não podia estar mais de acordo contigo, e eu sabia que ias gostar, que Tinhas que ler este livro.
É avassalador e depois eentranha-se no nosso coração de uma maneira que nao sai mais.
Ja falei dele a tanta gente…
leiam leiam e leiam.
A escrita de John Green cativou-me, e, tal como tu dizes, as coisas são como são, e daí ele nao as dramatizar, o que faz com que esta leitura, sendo comovente, não seja de puxar ás lagrimas…aliás é um livro no qual tambem sorrimos vezes sem conta:)

Muito bom:) obrigada pela opinião:)

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Ni, tal e qual :))

E é que, depois de terminar a sua leitura, não me conseguir decidi sobre que livro ler a seguir. De tão bom que este foi, parece que qualquer um irá ser um verdadeiro desconsolo.

Beijinho grande

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Senti o mesmo que tu, tive dois dias sem pegar em livro nenhum lol

Depois acabei por ler Sapatos Italianos:)

Unknown
Unknown
11 anos atrás

Alô, Sofia! 😀

Adorei a tua opinião e acho que expressa muito bem também aquilo que eu própria senti com este livro. Fica na lista dos melhores deste ano! 😀

Beijinhos*

Morrighan
Morrighan
11 anos atrás

Obrigada Filipa! 🙂
É sem dúvida um excelente livro!

Catarina
Catarina
3 anos atrás

Super concordo, é um livro que vou levar para a vida, assim como os personagens.

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide