Opinião: Destinos Interrompidos de Lissa Price

Destinos Interrompidos

Lissa Price

Editora: Planeta

Sinopse: Uma aventura pós-apocalíptica onde os jovens têm de lutar contra uma sociedade fascinada pelas aparências e que se aproveita deles.

Uma sociedade onde a juventude é o bem mais apreciado e uma verdadeira mercadoria.

Callie tem dezasseis anos e vive com Tyler, o irmão mais novo, e Michael, um amigo, nos escombros da cidade de Los Angeles.

Quando as Guerras dos Esporos rebentaram, matando todos aqueles que tinham mais de vinte anos e menos de sessenta, Callie perdeu os pais.

Como muitos outros Iniciantes, teve de aprender a sobreviver, ocupando prédios desabitados, roubando água e alimentos, fugindo aos Inspectores e combatendo os Renegados.

Para tirar Tyler das ruas e garantir ao irmão uma vida melhor, Callie só vê uma solução: oferecer a sua juventude à Destinos Primordiais, uma empresa misteriosa que aluga corpos adolescentes aos velhos Terminantes — seniores, com centenas de anos, que querem ser jovens outra vez.

A vida quase parece um conto de fadas, até Callie descobrir que a sua locatária não quer apenas divertir-se e que, no mundo perverso da Destinos Primordiais, a sobrevivência é apenas o começo.

Opinião: Destinos Interrompidos é o livro de estreia de Lissa Price e só posso dar os parabéns à Editorial Planeta por nos trazer de forma tão célere este início de série que, para mim, é já uma das leituras do ano. Tenho também de felicitar o excelente design da capa, está sem dúvida muito bonita. Mas passemos então ao conteúdo em si.

Amante de Literatura Fantástica como sou (e de todos os seus sub-géneros), as distopias depressa se tornaram uma fonte de fascínio para mim. Após o boom que foi Os Jogos da Fome, muitas foram as histórias que me passaram pelas mãos, mas poucas foram as que me prenderam da maneira como este livro o fez. Num mundo onde só existem adolescentes e “idosos”, a sobrevivência tornou-se em algo complexo e dramático. Uma das poucas formas de os orfãos, espalhados pelos vários edifícios abandonados, conseguirem angariar algum dinheiro é através da promessa, no mínimo duvidosa, proclamada pela empresa Destinos Primordiais.

A Destinos Primordiais compromete-se a que em troca de três alugueres o adolescente em causa receba uma quantidade considerável de dinheiro. E o que são três alugueres quando se tem um irmão ou um amigo em necessidades? O problema surge quando Callie toma a decisão de alugar o seu corpo e de no meio dessa experiência tomar consciência de si mesma.

As personagens desta obra são bem caracterizadas e a narrativa bem estruturada. O enredo ao início parece desenvolver-se lentamente, mas quando damos conta já devorámos meio livro. O despertar de Callie no seu próprio corpo quando supostamente devia ser a sua locatária em comando, descarrega uma onda de adrenalina no leitor não permitindo que este deixe a leitura.

Todo o conceito do universo criado por Price está inteligente e cativante. Confesso que me sinto rendida à sua escrita e à sua imaginação e que só posso ansiar por mais. Já sentia falta de algo diferente e que me conquistasse em vários sentidos. Tem acção, tem mistério, suspense, romance, enfim, um conjunto de factores que tornam esta leitura bastante prazerosa. Adorei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mónica Durão
Mónica Durão
10 anos atrás

Estou desejosa de comprar e ler…

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide