Opinião: O Império das Asas de Claire Corbett

O Império das Asas

Claire Corbett

Editora: Porto Editora

Sinopse: Voar deixou de ser um sonho impossível, mas apenas os ricos e poderosos podem pagar a cirurgia, medicamentos e manipulação genética para tal. Peri, uma jovem de classe baixa, está disposta a qualquer coisa para conseguir as suas asas e juntar-se à elite, mas cedo descobre que o preço do seu sonho é mais elevado do que alguma vez imaginara. Será ela capaz de abdicar de tudo o que lhe é fundamental na vida?

Opinião: O Império das Asas é a obra de estreia de Claire Corbett no mundo dos romances literários. É uma obra de ficção científica que nos apresenta toda uma nova visão sobre a possibilidade de um ser humano possuir asas. Pena que não está acessível a todos e o mundo fraccionado d’O Império das Asas tem mais segredos e mistérios do que aqueles que ao início quer parecer.

As primeiras páginas do livro deixaram-me um pouco interrogativa quanto à verdadeira essência do livro. Começamos com uma narrativa algo confusa por parte de Peri, para depois passarmos para o ponto de vista de Zeke, um polícia não voador. Apesar da confusão inicialmente sentida, rapidamente nos habituamos ao formato e começamos a esperar ansiosamente o que se passa com um e outro alternadamente.

Muito resumidamente, Peri vem de uma zona pobre e caótica para a cidade com a suposta função de ama. Só que é muito mais complexo do que isso e quando ela pensa que apenas é a ama de Hugo, o filho de um dos casais voadores mais ricos da cidade, parece que muitas surpresas ainda lhe esperam.

Quando Peri foge com Hugo, decidida protegê-lo dos pais, Zeke é chamado à acção para descobrir o seu paradeiro. À medida que esta se vai desenrolando deparamo-nos com uma parte de investigação criminal, quando o narrador é Zeke, e toda uma outra parte de descoberta a nível de FC por parte de Peri. Aos poucos vamos sabendo mais pormenores sobre as implicações de se tornar um voador e nas consequências do mesmo.

O enredo está bem composto e as personagens são interessantes. A forma como a trama se vai desenvolvendo permite ao leitor oscilar entre todo um novo mundo cheio de experiências sensoriais e uma parte mais terrena e conflituosa quando se trata da investigação. Zeke ainda por cima encontra-se no grande dilema de permitir ou não que o filho receba o tratamento para receber asas e o caso de Peri em nada o deixa mais esclarecido.

Para um primeiro livro penso que está muito bem escrito. Somos envolvidos pelo ambiente que a autora descreve e é fácil sentirmos empatia com as personagens. Existe mistério, acção, suspense, um pouco de romance, mas acima de tudo apodera-se de nós uma grande ansiedade de ganharmos asas e experienciarmos aquelas vivências.

É um romance muito bonito que nos transporta para todo um novo universo que, não obstante, contém na mesma todos os perigos comuns se não ainda mais alguns. Gostei imenso e adorava ver uma sequela deste livro, no entanto, em conversa com Claire Corbett ela revelou-me que está a escrever neste momento dois livros, mas nenhum relacionado. A escrever uma sequela só daqui a uns anos. Ainda assim, espero que a escreva. Gostei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide