Opinião: O Estrangulador de Cater Street de Anne Perry

O Estrangulador de Cater Street

Anne Perry

Editora: ASA

Sinopse: Enquanto as irmãs Ellison – Charlotte, Sarah e Emily – visitam amigos e tomam chá nos melhores salões londrinos, uma das suas criadas é brutalmente assassinada. Para Thomas Pitt, o jovem e pacato inspetor destacado para o caso, ninguém está acima de suspeita.

A sua investigação na requintada casa da família Ellison vai provocar reações extremas: para uns, será de absoluto pânico; para outros, de deselegante curiosidade; para a jovem Charlotte será algo mais íntimo e empolgante. Algo capaz de levar Thomas a perder momentaneamente o seu instinto detetivesco e a andar com a cabeça nas nuvens. Mas sobre o casal pairam sombras impossíveis de ignorar: Charlotte é uma menina da sociedade e Thomas pertence à classe trabalhadora… e o assassino que atormenta as ruas da cidade continua à solta, implacável.

O Estrangulador de Cater Street, romance policial de Anne Perry, revela o primeiro mistério desvendado pelo famoso casal de detectives Charlotte e Thomas Pitt.

Opinião: Crime à Hora do Chá é uma série de policiais lançada recentemente pela editora ASA (grupo Leya) cujo primeiro título pertenceu à autora Caroline Graham com Morte na Aldeia. Tendo adorado este primeiro volume da série, fiquei ansiosa por conhecer a história deste segundo, desta vez com a autoria de Anne Perry. À semelhança do anterior, embora não tão misterioso, proporcionou-me momentos muito agradáveis de leitura.

O enredo é bastante simples. Uma localidade simples, com gentes de várias classes em que a família protagonista tem algumas posses. Interagem de forma frequente com o vigário e a sua esposa de forma a poderem ajudar os mais carenciados, ainda assim vivendo completamente à margem dos problemas da classe baixa. Contudo, estão prestes a descobrir a face mais negra de Cater Street e dificilmente as suas vidas poderão retomar os mesmos rituais dali para a frente.

O suspense criado à volta do estrangulador de Cater Street deixou um pouco a desejar. Confesso que para mim foi muito fácil descobrir quem era o Estrangulador, mas ainda assim a autora soube como criar curiosidade no leitor ao colocar em causa a credibilidade das personagens, umas perante as outras. Quando no seio da própria família se começa a desconfiar destes horrores, mesmo daqueles de quem se tem uma admiração pura, as consequências podem ser imprevisíveis.

Gostei da forma como a autora introduziu o par romântico da história. Em paralelo com os horrores que se iam vivendo, Anne Perry conseguiu, ainda assim, fazer-me rir com Charlotte e Thomas, conferindo bons momentos de humor à leitura.

Uma surpresa para mim foi descobrir também, através de uma leitora do blog no facebook, mais informações sobre a autora deduzindo daí um pouco a sua aptidão para uma história como esta. Essa curiosidade deixo ao critério dos leitores investigá-la, pois nem sempre é do agrado de todos que estas coisas sejam reveladas!

Com um bom ritmo, uma escrita fluida, personagens interessantes, embora pouco aprofundadas, O Estrangulador de Cater Street não sendo, na minha opinião, um volume tão bom como Morte na Aldeia, lê-se de um só fôlego. Quando damos por nós a leitura já terminou. Estou muito contente com esta série lançada pela ASA e bastante curiosa com o próximo volume a ser lançado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide