Opinião: Sob o Céu que Não Existe/Under the Never Sky de Veronica Rossi

Sob o Céu que Não Existe

Veronica Rossi

Editora: Grupo Planeta

Sinopse: O mundo mantinha-os separados, mas o destino reuniu-os. Aria viveu toda a vida no Casulo protegido de Reverie. Este era o seu mundo e nunca pensou sobre o que estaria para lá das fronteiras.

Mas, quando a mãe desaparece, Aria vê-se confrontada a sair para o exterior para a procurar, e a sobrevivência no deserto o tempo suficiente para a encontrar parece impossível.

Então Aria encontra um estranho chamado Perry. Ele também está à procura de alguém. Mas é um Externo, um Selvagem, contudo é a única pessoa capaz de a manter viva na travessia do deserto.

E se conseguirem sobreviver serão a esperança um do outro para encontrar respostas às perguntas que vão surgindo à medida que se vão conhecendo.

Opinião: Este foi mais um livro que li na sua versão original e como tal estão representadas as duas capas. Under the Never Sky é uma distopia centrada numa comunidade dividida entre pessoas que vivem através de saltos em mundos virtuais e outras que vivem na verdadeira realidade, mais conhecida como “Death Shop” (Loja da Morte). Em comum têm o temor pela atmosfera mortífera Aether que ameaça ruir tudo à sua passagem. Uma leitura que começou algo lenta, mas que despertou a curiosidade suficiente para me entusiasmar com a ela.

O início, algo confuso, transporta-nos para a visão de Aria, cujas notícias da mãe deixou de ter e que decide, através dos seus próprios meios, descobrir o que se passa para não conseguir ligação com o local onde esta se encontra. Só que nem tudo corre bem e quando ela testemunha o que não era suposto, é transportada e abandonada para o Exterior, à mercê da Aether. 

A exposição de pessoas habituadas a estarem protegidas nos seus Casulos à atmosfera real tem sempre consequências danosas, mas há medida que o tempo passa e Aria vai sobrevivendo e até sentido-se melhor, descobre que existe muito sobre ela que desconhece. É na companhia inicialmente silenciosa e sombria de Perry que ela inicia a caminhada rumo à descoberta da verdade sobre quem é e do que se passa em Reverie. Perry é um Outsider que luta pela sobrevivência do seu povo e pelo bem estar do sobrinho. Quando o seu destino se cruza com o de Aria, as consequências tornam-se imprevisíveis, mas necessárias.

Demorei um pouco a habituar-me ao tipo de escrita da autora, não sei se foi por não estar habituada a ler em inglês, mas por vezes achei a narrativa algo desconexa e omissa. Ainda assim, com o continuar da história e o envolvimento com os personagens, acabei por sentir aquela ansiedade miudinha de saber como é que a história iria terminar. Tem personagens interessantes e cenários que espero virem a ser mais explorados nas próximas obras. Em termos de ficção científica achei pobrezinho. O conceito dos dons através dos sentidos estão engraçados, mas todo o foco na suposta investigação da mãe de Aria está pobre e o fim não prevê qualquer desenvolvimento nesse aspecto.

No fim fiquei com a sensação que é um livro com grande potencial, mas que soube a pouco e que poderia ser bastante mais trabalhado e melhorado. Vou ficar à espera do segundo volume com algum entusiasmo e na expectativa de perceber melhor a interação e o papel da Aether em algumas personagens, bem como o destino dos nossos protagonistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide