Opinião: Princesa Mecânica/Clockwork Princess (Caçadores de Sombras – As Origens #3) de Cassandra Clare

Princesa Mecânica (Caçadores de Sombras – As Origens #3)

Cassandra Clare

Editora: Grupo Planeta

Sinopse: Tessa Gray devia estar contente, como todas as noivas! Mas, enquanto se prepara para o casamento, uma rede de sombras envolve os Caçadores de Sombras do Instituto de Londres. Surge um novo demónio, ligado pelo sangue e secretismo a Mortmain, o homem que tenciona usar um exército de impiedosos autómatos, os Instrumentos Infernais, para destruir os Caçadores de Sombras. Falta apenas um último pormenor para que o plano de Mortmain funcione: Tessa. Charlotte Branwell, directora do Instituto, não consegue encontrar Mortmain antes que ele ataque, ao mesmo tempo que Jem e Will, os dois rapazes que disputam o coração de Tessa, farão tudo para a salvar. As últimas palavras de um Caçador de Sombras moribundo fornecem a pista que pode levar Tessa e os amigos a Mortmain, mas o pequeno grupo não se aguenta sozinho e o poderoso cônsul não acredita no advento do demónio. Sem aliados, os Caçadores de Sombras vêem-se encurralados quando Mortmain consegue o medicamento que mantém Jem vivo. Com o seu melhor amigo às portas da morte, Will tem de arriscar tudo para salvar a jovem amada por ambos. Para dar tempo a Will, o feiticeiro Magnus Bane junta-se a Henry Branwell para criar um instrumento que pode derrotar Mortmain e enquanto todos tentam salvar Tessa e o futuro dos Caçadores de Sombras, a jovem percebe que a única pessoa que a pode salvar é ela própria, porque percebe que pode ter em si um poder que nunca imaginou. Mas poderá uma rapariga, mesmo capaz de conjurar o poder dos anjos, enfrentar um exército?

Opinião: Acabar uma saga é sempre um momento algo triste e nostálgico, principalmente quando ao longo da leitura fomos vibrando cada vez mais com a história e com os personagens, ansiando por um fim que satisfaça umas expectativas ainda por definir. Ao longo da série Caçadores de Sombras – As Origens, a escritora Cassandra Clare mostrou-se dona e senhora de uma mestria única em deixar o coração do leitor dividido, em tomar por incerto o rumo daqueles por quem se afeiçoa e ainda o deixar a querer mais quando tudo acaba.

Chegando à Princesa Mecânica, e estando perante o derradeiro término da saga, a expectativa é tão elevada que é preciso pouco para rapidamente nos viciarmos na leitura. The Infernal Devices, o nome original da série, é capaz de ser uma das trilogias mais fascinantes que já li. Não só por estar muito bem escrita, mas porque a autora desenvolveu um enredo complexo, bem elaborado, empático, apaixonante e num mundo completamente diferente do habitual. 

Num steampunk londrino, assistimos a uma das mais belas histórias de amor alguma vez escritas dentro do contexto de um triângulo amoroso. É esta conjugação, a harmonia entre uma trama cheia de elementos fantásticos e o romance, que torna toda a trilogia uma obra de arte. Não estamos perante uma rapariga que é disputada entre dois rapazes que se odeiam, aliás, nem sequer existe tal coisa como uma disputa, mas sim um destino que parece ser trágico de qualquer maneira, seja qual for a opção de Tessa. São momentos de gestão emocional muito delicados para o leitor, pois não acredito que haja quem goste mais ou menos de Jem e Will. São ambos estrondosos e de partir o coração.

Acho que, acima de tudo, existe uma grande capacidade de sofrimento e de sacrifício comum a todo o núcleo de protagonistas. Numa atmosfera de perigo constante em que o futuro dos Caçadores de Sombras está em causa, o indivíduo é várias vezes relegado para segundo plano, mas nunca está ausente a vontade de se fazer o que for preciso, pelos meios que forem necessários, para se salvar alguém querido. 

O epílogo é dos mais brutais de toda a literatura a que já tive acesso. Se durante centenas de páginas, três livros, nos perguntamos como é que a autora se irá safar em tantos dilemas, é nestas últimas páginas que encontramos a resposta. Uma resposta triste e ardente, melancólica e ao mesmo tempo apaixonante, um trilho de emoções acumuladas que extravasam através de um último suspiro comovido. Adorei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jojo
Jojo
10 anos atrás

Eu estou a começar esta trilogia e já estou apaixonada pelo Will, pela Tessa e pelo Jem. Não faço ideia como a autora se vai safar desta!

Beijinhos Sofia*

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Acho que vais gostar, Jojo 🙂

Beijinho grande*

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide