[DESTAQUE] Em Março pela 1001 Mundos: «A Guerra Eterna» de Joe Haldeman

«A Guerra Eterna» 

Joe Haldeman

Um dos 10 melhores romances de ficção científica de todos os tempos

Prémios Nebula, Hugo e Locus

LIVRO 

Em 1997 a Terra entra pela primeira vez em contacto com os extraterrestres tauranos. Este encontro marca o início de uma guerra impiedosa. As autoridades terrestres decidem enviar um contingente de elite, e preparam um programa de treino quase inumano, destinado a produzir soldados capazes de aguentar tudo.

William Mandella é um desses soldados.

A fim de viajar até à frente de batalha, os soldados têm de atravessar portais chamados collapsars, que causam uma distorção espácio-temporal, fazendo com que o tempo subjetivo da nave seja mais lento que o tempo «real» do universo. Ou seja, quando Mandella regressa a casa após dois anos, quase três décadas passaram na Terra. E conforme viajam para mais longe, maior é a dilatação, passando de décadas para séculos inteiros.

A luta mais cruel que estes soldados terão de travar será a sua batalha pessoal contra o tempo.

AUTOR

Joe Haldeman é autor de numerosos livros, contos, novelas e artigos, pelos quais recebeu, entre outros, os prémios Nebula, Locus, Ditmar, Galaxy, Hugo e Mundial de Fantasia, alguns mais do que uma vez. Esteve no Vietname, onde recebeu a condecoração Purple Heart pelos seus serviços, e essa experiência serviu-lhe para escrever a sua primeira obra, War Year, e a sua série «Guerra Eterna», profundamente antibelicista. É membro da Associação Americana para o Progresso da Ciência e do Instituto Nacional do Espaço, e dá aulas de Escrita Criativa no Instituto Tecnológico do Massachusetts (M.I.T.).

IMPRENSA

«Dizer que Guerra Eterna é o melhor romance de guerra de ficção científica já escrito é condená-lo a poucos elogios. Trata-se, por todo o seu esplendor techno-extrapolativo, de uma magnífica e comovente história de guerra

William Gibson

«Talvez o romance de guerra mais importante escrito desde o Vietname… Haldeman, um veterano, é um visionário… e o esforço do protagonista William Mandella para sobreviver e permanecer humano face a uma guerra absurda quase sem fim é desolador, hilariante, angustiante e verdadeiro… como todas as melhores obras de literatura, Guerra Eterna abala-nos e, em seguida, antes que possamos virar a última página, volta a acalmar-nos: estamos melhores, mais sensatos, mais humanos. Simplesmente extraordinário.»

Junot Diaz

«Se houvesse um Fort Knox para escritores de ficção científica, teríamos de lá guardar Joe Haldeman.»

Stephen King 

«Guerra Eterna não é apenas um grande romance de ficção científica, é um grande romance sobre a guerra do Vietname – e um excelente romance de guerra que é também ficção científica. Um clássico em qualquer um dos géneros.»

Iain M. Banks

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide