[Foto Reportagem] Apresentação «Geo Metria» de Samuel Pimenta

Fotografias por Sofia Teixeira Um dos maiores prazeres da vida é vermos alguém de quem gostamos e estimamos c...










Fotografias por Sofia Teixeira

Um dos maiores prazeres da vida é vermos alguém de quem gostamos e estimamos crescer, atingir os seus objectivos e ser feliz com as suas escolhas. Talvez os leitores mais recentes do blogue não se lembrem, mas Samuel Pimenta foi um dos primeiros jovens autores a aparecer aqui no blogue. Na altura, O Escolhido era a sua obra de estreia, um romance de Literatura Fantástica. Fui eu quem, em 2010, fez a apresentação dessa mesma obra na FNAC Chiado. 

Desde então muita tinta correu, literalmente, e o nosso jovem talentoso Samuel Pimenta enveredou por outros caminhos, mergulhando profundamente no universo da poesia e tornando-se num dos mais jovens poetas portugueses a ser reconhecido fora de Portugal. Arrisco-me a dizer, sinceramente, que o seu nome é bem mais conhecido no Brasil, por exemplo, do que por cá. Deixo-vos um excerto da sua biografia só para terem noção do percurso do Samuel.

«Foi vencedor do Prémio Jovens Criadores 2012, na vertente de Literatura, promovido pelo Governo de Portugal e pelo Clube Português de Artes e Ideias, e foi distinguido com a Comenda Luís Vaz de Camões em 2014, atribuída pela “Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas”, no Brasil. Em 2013, foi homenageado no VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, na Fundação José Saramago, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em prol da Literatura e da Cultura Lusófona, tendo sido nomeado Sócio Honorário do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. Tem participado em diversas conferências e encontros literários nacionais e internacionais e tem colaborado com publicações em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. É Presidente do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, Conselheiro em Portugal da “Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas”, cronista do site "Rede Regional" e da Revista "ID-Identidade", além de dinamizar tertúlias literárias.»

Penso que pouco mais poderei dizer que vos transmita o quão especial é este jovem de 24 anos. Ontem, na Livraria Barata, no Areeiro, foi o lançamento do seu segundo livro de poemas em Portugal - Geo Metria. Não só as cadeiras ficaram todas ocupadas, como ainda havia um número considerável de pessoas em pé, completamente compenetradas na apresentação, a absorver toda a atmosfera que esteve simplesmente sublime. Geo Metria está editado pela Livros de Ontem e aproveito para agradecer ao seu editor, João Batista, não só o convite como a atenção em oferecer um exemplar para o blogue. Da minha parte resta desejar que tudo corra o melhor possível tanto ao Samuel como à editora que o publica. Têm ali uma mina de talento único! 

Aqui fica o blogue do Samuel: http://samuelpimentablog.blogspot.pt/

0 comentários