[Casa do Fauno] História Mítica de Portugal, com Manuel J. Gandra

20 Setembro (Sábado), 15h-19h | Inscrição no Local Curso: HISTÓRIA MÍTICA DE PORTUGAL (1º Módulo: Brasão – 1ª Sessão) com MANUEL ...



20 Setembro (Sábado), 15h-19h | Inscrição no Local
Curso: HISTÓRIA MÍTICA DE PORTUGAL
(1º Módulo: Brasão – 1ª Sessão)
com MANUEL J. GANDRA

As “nações todas são mistérios”, asseverava Fernando Pessoa tendo em mente, decerto, Portugal, os seus primórdios e o destino propalado pelos seus maiores.

Essa memória perene, que alguns interesses instalados pretendem apagar sem apelo nem agravo, eliminando-a até dos compêndios escolares, constitui o objecto deste curso (ora reeditado a partir de uma ideia ensaiada em 1982-1983), cuja estrutura, vasada da Mensagem, propõe, pela mediação desse poema simbólico, o encontro de cada participante consigo próprio no seio do génio Português, destinando-se preferencialmente àqueles que aspiram à vivência empenhada da Tradição Lusíada.

Cada um dos três módulos (Brasão, Mar Português e Quinto Império) será constituído por três sessões.

Será disponibilizada documentação de apoio e bibliografia.

Programa:

1º Módulo | BRASÃO
20 Setembro 2014 (Sáb) - 19 Outubro 2014 (Dom) - 23 Novembro 2014 (Dom)

- O substrato atlante e as subsequentes migrações para a Hispânia originaram um invulgar sincretismo rácico e cultural que se encontrará presente em todas as posteriores manifestações peninsulares.

2º Módulo | MAR PORTUGUÊS
14 Dezembro 2014 (Dom) - 11 Janeiro 2015 (Dom) - 15 Fevereiro 2015 (Dom)

- Como concretização do projecto templário, cuja herança coube à Ordem de Cristo, os descobrimentos portugueses participaram de um prolongado processo espiritual, o qual, além do conhecimento científico do planeta e seu enquadramento no universo, propugnavam a sagração religiosa da natureza e da vida, bem como a libertação das consciências.

3º Módulo | QUINTO IMPÉRIO
15 Março 2015 (Dom) - 12 Abril 2015 (Dom) - 17 Maio 2015 (Dom)

- Os pressupostos do milenarismo luso e os avatares da confraternização universal, sob a graça septiforme do Paracleto: apocalípticos, profetas, alumbrados, hermetistas e utópicos.

0 comentários