[DESTAQUE] 20 anos ZDB: Lançamento CONVITE de Luís Martins e Vera Marmelo

Nos 20 anos da ZDB, a Vera e o Luís decidiram oferecer à ZDB este belo presente – CONVITE – uma reunião de alguns dos mais bonitos mome...



Nos 20 anos da ZDB, a Vera e o Luís decidiram oferecer à ZDB este belo presente – CONVITE – uma reunião de alguns dos mais bonitos momentos no aquário. No dia 23 de Outubro, a ZDB, a Vera, o Luís e alguns dos retratados celebram juntos o lançamento desta zine.

Alguns dos concertos/ artistas retratados: Metz, Linda Martini, Rodrigo Amarante, Kim Gordon, Lee Ranaldo, Dirty Beaches, Cass Maccombs, Thurston Moore, Lightning Bolt, Lula Pena, Vincent Moon, Sun Araw, Capicua, entre muitos outros.

A Vera e o Luís encontram-se disponíveis para falar sobre este livro bonito e teriam muito gosto em agendar uma conversa! Terias interesse? :)

O livro vai estar disponível na Letra Livre, na ZDB e através de email: convitezdb@gmail.com
As primeiras 20 pré-reservas a serem levantadas na festa vão ter um preço de lançamento de 10€ (após a festa, o livro terá o preço de 12€).

CONVITE

“Fotografamos muito na ZDB. De quando em quando, vai apenas um de nós, mas muitas são as situações em que estamos os dois, lado-a-lado. Quase de certeza que as nossas primeiras conversas foram na boca do palco, sentados a olhar para o público e a fazer apostas sobre a pouca luz que iluminaria o concerto dessa noite. O Luís fotografa também as peças n'O Negócio, a Vera aparece de tarde e rouba uns retratos aqui e ali.
Um livro a duas mãos pareceu-nos óbvio desde o início. Nunca com a intenção de fazer uma lista dos melhores concertos ou de garantir uma cronologia exacta. Seria, na verdade, impossível, porque não assistimos a todos. Escolhemos as que nos estão mais próximas, as que achamos mais bonitas, as tiradas nas noites que mais nos marcaram. Incluímos não só os concertos, mas também alguns retratos. A duas mãos, fizemos o dos Dead Combo, em Dezembro de 2013, quando apresentaram a retrospectiva dos seus 4 discos na casa onde anos antes ensaiavam.”
Luís Martins e Vera Marmelo
Outubro 2014

“Um concerto é sempre inigualável e uma noite é sempre irrepetível. Vivemos para a efemeridade, de tempo e espaço, em que músico e público se cruzam. Encontros únicos, os que estes sete anos de trabalho na ZDB me têm proporcionado. Este livro é um prolongamento desse encontro, não é apenas uma memória, é também a magia da imagem capaz de recriar o vigor de cada um destes momentos. O foco de luz e poeira que recorta um corpo, o gesto que se arrasta, o esgar de olhos fechados, a forma da dança, a configuração difusa de um vulto; tudo isso nos fala do volume exacto, da frequência do som, do movimento frenético. Essa é a alquimia do Luís e da Vera, transmutação da energia nocturna em imagem que perdura – e eles fazem-no tão bem – o disparo é discreto e certeiro. Só podia nascer desse olhar, a gostar do que faz e do que ouve.”
Sérgio Hydalgo
Outubro 2014

SITE


0 comentários