[Música] Tio Rex lança novo EP - «5 Monstros»

O Tio Rex lança o seu novo EP «5 Monstros» nos formatos físico e digital numa edição Biruta Records e Experimentáculo Records. Apre...


O Tio Rex lança o seu novo EP «5 Monstros» nos formatos físico e digital numa edição Biruta Records e Experimentáculo Records.

Apresentação
25 de Outubro // Sociedade Musical Capricho Setubalense

DISCO
O novo EP 5 Monstros é “um puzzle de 5 peças” como o Tio Rex descreve, onde revela uma mistura do que foi desenvolvido em edições anteriores, conjugando desabafos, memórias, arrependimentos e ficção, sempre, no seu universo imerso da Folk e cantado em português.
As composições estão mais ricas do que antes com a introdução de novos elementos instrumentais e graças ao trabalho conjunto com dois produtores da Gallantry Productions. O objetivo foi tornar os ambientes mais “fáceis” de absorver e como o próprio destaca “talvez já não seja preciso um estado de espírito específico e uma garrafa de vinho para viajarem com este disco”.

Edição Física:
A edição física do EP surge num livro feito à mão com 5 fotos por Marta Banza, 5 letras dos temas e artwork original por Ana Polido.



JOE -  Relato, na primeira pessoa, de motivações/actos de um “Monstro” histórico com mais de 100 anos.
Autofla-­gela-ção – O  “Monstro” é a própria palavra e o contexto em que a  mesma é alusiva ao que está a ser cantado/vivido pelo sujeito.
O Gigante – Uma memória  onde  o “Monstro” se materializa pela sua dimensão física e pela dimensão que detém no plano das primeiras recordações de infância do narrador.
D. Eu I – O sujeito, na sua condição de ser que pensa, sente e age, é o próprio “Monstro”.
Judas – Aqui (os “Monstros”) são a traição, a falta de transparência e de coragem para encarar algo/alguém, sendo o fio condutor das mesmas um sentimento de culpa, um “Monstro” por si só também.


TIO REX
Tio Rex é da margem sul, concretamente de Setúbal e na sua voz grave portuguesa transporta-nos para o Sul profundo dos Estados Unidos da América onde recordamos saudosamente a Folk e o Country.
Tudo começou “por necessidade de soltar palavras e pensamentos presos num estado de espírito” que o acompanhou por meses e que resultaram no seu primeiro EP homónimo lançado em 2012. No ano passado foi a estreia em registo de longa-duração com Preaching to a Choir of Friends and Family onde foi capaz de cantar sobre “eventos e pessoas com alguma distância” numa nova perspetiva sobre si e a sua vida.
Em 2014 faz a estreia dum novo EP intitulado 5 Monstros um novo português em exploração de novos territórios através de cinco distintas personagens.

Influências: 
“O Folk e o Country norte-americanos acabam por ser o rio a que vou beber para criar os meus ambientes, contudo creio que grande parte da minha música nasce de duas paixões em que continuo a fazer questão de gastar dinheiro: filmes de culto e graphic novels.”

Alguns artistas de que gosta:
- Alan Moore, Lucio Fulci e Allen Halloween.

0 comentários