[DESTAQUE] Em Novembro pela Alfaguara: Mar, de Afonso Cruz

MAR DE AFONSO CRUZ O novo volume da Enciclopédia da Estória Universal,  série distinguida com o Prémio  de Conto Camilo Castelo...



MAR
DE AFONSO CRUZ

O novo volume da Enciclopédia da Estória Universal, 
série distinguida com o Prémio  de Conto Camilo Castelo Branco

Alfaguara
ISBN 978-989-8775-11-5
192 páginas
15,4x24,8
VP c/IVA 15,50€

LIVRO
Mais uma vez, Afonso Cruz volta a desafiar os géneros e escreve um volume de Enciclopédia que, afinal, é um romance em várias entradas: um conjunto de histórias interligadas, todas elas sobre o MAR, o seu apelo, o seu fascínio. Histórias encantatórias a que não faltam personagens inesquecíveis, como a do homem que tem o céu tatuado na pele ou o músico que lança cartas de amor ao mar. O último romance de Afonso Cruz, Para onde vão os guardachuvas, venceu, este ano, o Prémio SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, e foi ainda finalista dos Prémios APE – Associação Portuguesa de Escritores e Fernando Namora.


AUTOR
Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, mas mudou-se para Lisboa com 7 anos de idade. Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. É, além de escritor, músico, cineasta e ilustrador.
Já publicou até à data: A Carne de Deus (Bertrand), Enciclopédia da Estória Universal (Quetzal – Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2010), Os Livros Que Devoraram o Meu Pai (Caminho – Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009), A Boneca de Kokoschka (Quetzal – Prémio da União Europeia para a Literatura), A Contradição Humana (Caminho – Prémio Autores 2011 SPA/RTP; escolha White Ravens 2011; Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People, Prémio Ler/Booktailors – Melhor Ilustração Original), O Pintor Debaixo do Lava-Loiças (Caminho), Enciclopédia da Estória Universal – Recolha de Alexandria (Alfaguara), Jesus Cristo Bebia Cerveja (Alfaguara – Melhor Livro do Ano da Time Out 2012 e finalista dos prémios Fernando Namora e Grande Prémio de Romance e Novela APE), Enciclopédia da Estória Universal – Arquivo Dresner (Alfaguara), Livro do Ano (Alfaguara), O Cultivo de Flores de Plástico (Alfaguara), Assim, Mas Sem Ser Assim (Caminho) e Para Onde Vão os Guarda-Chuvas (Alfaguara – Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014)). Este ano, publicou também Os Pássaros – dos Poemas Voam Mais Alto (APCC) e Capital (Pato Lógico).
Participou ainda nos livros Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas (Saída de Emergência), O Prazer da Leitura (FNAC/Teodolito), O Caso do Cadáver Esquisito (Associação Cultural Prado), Vollüspa (HMEditora), Antologia de Ficção Científica Fantasporto (Asa), Histórias Daninhas, e Isto Não É um Conto.
Ilustrou, desde 2007, cerca de 30 livros para crianças, trabalhando com autores como José Jorge Letria, António Torrado e Alice Vieira. O livro Bichos Diversos em Versos foi seleccionado pela Biblioteca Internacional de Juventude/White Ravens 2010 e Galileu à Luz de uma Estrela ganhou o Prémio Ler/Booktailors 2011 - Melhor Ilustração Original. Também tem publicado ilustrações em revistas, capas de livros e publicidade. É ainda membro da banda de blues/roots Soaked Lamb.
Em 2012, conquistou o Prémio da União Europeia para a Literatura atribuído pela Comissão Europeia.
Vive, desde há quatro anos, no Alentejo com a mulher e os dois filhos.


O livro será apresentado dia 25 de Novembro, às 19h, no bar O Bom, o Mau e o Vilão (Rua do Alecrim, 12, Lisboa), numa conversa entre o autor e a jornalista Anabela Mota Ribeiro.

0 comentários