Em Janeiro pela Alfaguara – O Mundo Fora, de Jorge Franco, Romance vencedor do Prémio Alfaguara de Romance 2014

O MUNDO DE FORA

de Jorge Franco

Alfaguara 

ISBN 978 989 8775 19 1 

304 Páginas 

15,4×24,8

PVP c/IVA 17,50€

Romance vencedor  do prestigiado Prémio Alfaguara de Romance 2014.

LIVRO

Isolda vive fechada num castelo tão estranho quanto fascinante e tão alheado da cidade de Medellín, onde está construído, como os seus concidadãos do resto do mundo. Essa atmosfera onírica oprime a adolescente, que encontra no bosque, para onde foge à noite, a única trégua para a sua solidão. No entanto, as ameaças do mundo de fora espreitam, silenciosas e invisíveis, por entre os ramos das árvores. Dentro e fora do castelo, o amor, esse monstro indomável, revela-se como uma obsessão que conduz à alienação, que desperta desejos de vingança e que parece ter como única saída possível a aceitação da morte.

Um romance sobre o amor e a morte, de grande poesia e minúcia na brilhante manipulação da tensão narrativa, com raízes na tradição folclórica dos contos de fadas e nas histórias de «faca e alguidar». Contado com uma sensualidade visual quase cinematográfica, transporta-nos para um outro mundo, esse mundo de fora, tão sedutor e tão maligno. 

AUTOR

Jorge Franco nasceu em Medellín, na Colômbia, em 1962. Estudou Literatura na Universidade Javeriana, na sua cidade natal, e Cinema, em Londres. Em 1996, publicou Maldito Amor, um livro de contos que lhe valeu o primeiro prémio literário – o Prémio Nacional de Narativa Pedro Gómez Valderrama. Com o romance Rosário Tijeras impôs-se na literatura colombiana e mundial, sendo aplaudido por Carlos Fuentes e Mário Vargas Llosa. Este livro arrecadou vários prémios e foi publicado em mais de 15 países. Seguiram-se os romances Melodrama, adaptado ao teatro, e Santa Suerte. Conquistou, este ano, com O Mundo de Fora, em 2014, o Prémio Alfaguara de Romance.

IMPRENSA

«Este é um dos autores colombianos a quem gostaria de passar o meu testemunho.»

Gabriel García Márquez, escritor colombiano

«Entre a fantasia e a crueldade, entre os irmãos Coen e os irmãos Grimm, O Mundo de Fora é uma deliciosa surpresa.»

Laura Restrepo, escritora colombiana

«Há poucos romancistas a escrever na minha língua que eu admire tanto quanto Jorge Franco.»

Almudena Grandes, escritora espanhola

«Fascinante e surpreendente. Começa como um conto de fadas e transforma-se num filme de Tarantino.»

Sergio Vila-Sanjuán, escritor catalã

«Jorge Franco triunfa na mais difícil das missões: a criação de personagens memoráveis.»

Ignacio Martínez de Pison, escritor espanhol

«É como se se entrasse pela primeira vez nuns corredores e salões que nada têm que ver com o mundo lá de fora a que se refere o título. E depois há que dar a esse sítio um novo tom, uma personalidade – e uma monstruosidade – que, mesmo contribuindo para a criação de um poderoso suspense, na voz de um narrador férreo, obstinado e sábio – é diferente de tudo o que se conhece.» 

Cultura, La Vanguardia

«Um romance de rara perfeição, onde não há um traço equivocado, nem uma frase que sobre ou falte, tal é a sensação da sua unidade narrativa. E o equilíbrio entre a forma e o enredo. E a capacidade de transfiguração da matéria humana, tarefa impossível em mãos menos capazes. (…) Jorge Franco escreveu um excelente romance.» 

Babelia, El País

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide