Em Janeiro pela Alfaguara - O Mundo Fora, de Jorge Franco, Romance vencedor do Prémio Alfaguara de Romance 2014

O MUNDO DE FORA de Jorge Franco Alfaguara  ISBN 978 989 8775 19 1  304 Páginas  15,4x24,8 PVP c/IVA 17,50€ Romance ven...


O MUNDO DE FORA
de Jorge Franco

Alfaguara 
ISBN 978 989 8775 19 1 
304 Páginas 
15,4x24,8
PVP c/IVA 17,50€

Romance vencedor  do prestigiado Prémio Alfaguara de Romance 2014.


LIVRO
Isolda vive fechada num castelo tão estranho quanto fascinante e tão alheado da cidade de Medellín, onde está construído, como os seus concidadãos do resto do mundo. Essa atmosfera onírica oprime a adolescente, que encontra no bosque, para onde foge à noite, a única trégua para a sua solidão. No entanto, as ameaças do mundo de fora espreitam, silenciosas e invisíveis, por entre os ramos das árvores. Dentro e fora do castelo, o amor, esse monstro indomável, revela-se como uma obsessão que conduz à alienação, que desperta desejos de vingança e que parece ter como única saída possível a aceitação da morte.
Um romance sobre o amor e a morte, de grande poesia e minúcia na brilhante manipulação da tensão narrativa, com raízes na tradição folclórica dos contos de fadas e nas histórias de «faca e alguidar». Contado com uma sensualidade visual quase cinematográfica, transporta-nos para um outro mundo, esse mundo de fora, tão sedutor e tão maligno. 


AUTOR
Jorge Franco nasceu em Medellín, na Colômbia, em 1962. Estudou Literatura na Universidade Javeriana, na sua cidade natal, e Cinema, em Londres. Em 1996, publicou Maldito Amor, um livro de contos que lhe valeu o primeiro prémio literário – o Prémio Nacional de Narativa Pedro Gómez Valderrama. Com o romance Rosário Tijeras impôs-se na literatura colombiana e mundial, sendo aplaudido por Carlos Fuentes e Mário Vargas Llosa. Este livro arrecadou vários prémios e foi publicado em mais de 15 países. Seguiram-se os romances Melodrama, adaptado ao teatro, e Santa Suerte. Conquistou, este ano, com O Mundo de Fora, em 2014, o Prémio Alfaguara de Romance.


IMPRENSA
«Este é um dos autores colombianos a quem gostaria de passar o meu testemunho.»
Gabriel García Márquez, escritor colombiano

«Entre a fantasia e a crueldade, entre os irmãos Coen e os irmãos Grimm, O Mundo de Fora é uma deliciosa surpresa.»
Laura Restrepo, escritora colombiana

«Há poucos romancistas a escrever na minha língua que eu admire tanto quanto Jorge Franco.»
Almudena Grandes, escritora espanhola

«Fascinante e surpreendente. Começa como um conto de fadas e transforma-se num filme de Tarantino.»
Sergio Vila-Sanjuán, escritor catalã

«Jorge Franco triunfa na mais difícil das missões: a criação de personagens memoráveis.»
Ignacio Martínez de Pison, escritor espanhol

«É como se se entrasse pela primeira vez nuns corredores e salões que nada têm que ver com o mundo lá de fora a que se refere o título. E depois há que dar a esse sítio um novo tom, uma personalidade – e uma monstruosidade – que, mesmo contribuindo para a criação de um poderoso suspense, na voz de um narrador férreo, obstinado e sábio – é diferente de tudo o que se conhece.» 
Cultura, La Vanguardia

«Um romance de rara perfeição, onde não há um traço equivocado, nem uma frase que sobre ou falte, tal é a sensação da sua unidade narrativa. E o equilíbrio entre a forma e o enredo. E a capacidade de transfiguração da matéria humana, tarefa impossível em mãos menos capazes. (…) Jorge Franco escreveu um excelente romance.» 
Babelia, El País

0 comentários