Antena 3 avança novo single de peixe : avião - "Quebra" (com letra)

Fotografia Liliana Mendes & Duarte Costa O verão de 2015 chega e com ele traz o regresso dos peixe : avião com “Quebra”, novo sing...

Fotografia Liliana Mendes & Duarte Costa

O verão de 2015 chega e com ele traz o regresso dos peixe : avião com “Quebra”, novo single no qual aprofundam a estética seguida no álbum homónimo de 2013. O vídeo tem a autoria do colectivo TARZAN (André Tentúgal e Vasco Mendes) e vem antecipar o 4º disco de originais. Já estão marcados alguns concertos onde testarão novos temas ao vivo, entre os quais o festival Bons Sons (dia 16 de Agosto) e o festival Vodafone Paredes de Coura (dia 20 de Agosto).

Há pouco menos de um ano, tive a oportunidade de lhes fazer uma entrevista electrónica que acabou por reforçar o porquê de eu agora só fazer, praticamente, entrevistas presenciais! Curiosos? Vão perceber porquê se a lerem aqui: http://www.branmorrighan.com/2014/08/entrevista-peixeaviao-banda-portuguesa.html 

Opinião sobre o vídeo: É de louvar o trabalho realizado pelos talentosos André Tentúgal e Vasco Mendes. Vou acompanhando os trabalhos de cada um no seio musical e admiro a capacidade de recriarem universos onde as músicas encaixam de forma harmoniosa, reforçando a identidade dos peixe:avião. Está tudo nos pormenores, na conjugação dos batimentos, das sonoridades, com os takes em tom de reflexos puros. Quebra acaba por ser um tema que parece pegar onde o disco anterior ficou e agora dá-lhe uma certa continuidade em tom de evolução. Venha o disco. 

Resumo sobre a banda: Criados no verão de 2007 na cidade de Braga, os peixe : avião rapidamente conquistaram a atenção da imprensa nacional através do promissor EP "Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião". Desde então, a sua carreira tem sido pautada por um crescimento constante suportado pelos álbuns “40.02” (rastilho records, 2008), “Madrugada” (PAD, 2010) e “peixe : avião” (PAD, 2013). Com o disco homónimo foram nomeado para os Prémios Impala, que reconhecem os melhores discos independentes europeus do ano, juntamente com Boards of Canada, Nick Cave e Sigur Rós. A Blitz atribuiu-lhes o 2º lugar na lista dos melhores álbuns nacionais de 2013 e foram várias publicações especializadas que lhes atribuíram o 1º lugar na lista dos melhores discos de 2013, entre as quais a Vodafone FM e o jornal Expresso. Em 2014 compuseram música original para o clássico “Ménilmontant” de Dimitri Kirsanoff, filme de 1929, após encomenda do Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema.



Atirei pedras ao charco
Para quebrar os espelhos de água
O que trago do passado
É a lucidez das horas diluída de mim

Fico a ver as horas que passam
Fico a ver como o coração dispara

Caixa negra de ilusão
Tudo são ideias que não se perguntam
O que trago do presente
É a confusão dos dias que se agarra a mim

Fico a ver as horas que passam
Fico a ver como o coração dispara
Mordo a mão, com o peito às balas dado
Mordo a mão, colho tudo o que plantei

2 comentários