‘As Primeiras Coisas’, de Bruno Vieira Amaral é o vencedor do Prémio José Saramago 2015

Fotografia original de Paulo Sousa Coelho

As Primeiras Coisas, de Bruno Vieira Amaral Prémio Literário José Saramago 2015

O romance de estreia de Bruno Vieira Amaral, As Primeiras Coisas, é a obra vencedora da nona edição do Prémio Literário José Saramago.

Atribuído a cada dois anos pela Fundação Círculo de Leitores, desde 1999, o Prémio Literário José Saramago distingue jovens escritores de língua portuguesa que viram os seus livros publicados enquanto tinham 35 anos ou menos. Bruno Vieira Amaral, nascido em 1978, recebeu pelo seu As Primeiras Coisas (Quetzal, 2013), também, o Prémio Literário Fernando Namora, o Prémio PEN Clube Narrativa e a distinção livro do ano atribuída pela revista Time Out. O Prémio Literário José Saramago vem, pois, juntar o nome deste escritor ao de Paulo José Miranda, José Luís Peixoto, Adriana Lisboa, Gonçalo M Tavares, Valter Hugo Mãe, Andréa del Fuego e Ondjaki.

O anúncio foi feito ao meio-dia em ponto de dia 20 de outubro, na sede da Fundação José Saramago, por Guilhermina Gomes, presidente do júri, também composto por Ana Paula Tavares, António Mega Ferreira, Nelida Piñon e Pilar del Rio e, no seu Comité Executivo, Manuel Frias Martins, Nazaré Gomes dos Santos e Paula Cristina Costa.

AUTOR

Bruno Vieira Amaral é natural do Barreiro, onde nasceu no ano de 1978. Formado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, crítico literário e tradutor, assessor de imprensa no Grupo Bertrand Círculo, é o atual editor-adjunto da revista Ler. Começou por escrever no seu blogue, Circo da Lama, e em 2013 publica Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa, em 2015 Aleluia!, ambos na área do ensaio. As Primeiras Coisas é o seu primeiro romance. Editado entre os referidos ensaios, amplamente elogiado pela crítica como um novo valor de literatura portuguesa – José Rentes de Carvalho elogiou-lhe a escrita, de surpreendente, de rara e comovente beleza. Foi distinguido já com o Prémio de Livro do Ano da revista TimeOut, o Prémio Fernando Namora e o Prémio PEN Narrativa.

LIVRO

http://www.branmorrighan.com/2013/10/opiniao-as-primeiras-coisas-de-bruno.html

ENTREVISTA

http://www.branmorrighan.com/2013/11/entrevista-bruno-vieira-amaral-escritor.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide