[Playlist da Quinzena] 1 a 15 de Novembro de 2015 – As Escolhas de Guilherme Efe (Grutera)

Já conheço o trabalho do Guilherme há algum tempo, mas só recentemente tive a oportunidade de falar melhor com ele. Juro que não fiz de propósito, mas a verdade é que também foi hoje que saiu o seu novo disco – ainda estou para publicar um artigo sobre o mesmo – enquanto Grutera. Provavelmente o nome é-vos familiar e as previsões são que o venha a ser cada vez mais. Dia 14 de Novembro há apresentação na Casa Independente e espero poder estar presente, ainda não tive oportunidade de o ver ao vivo. Correndo o risco de repetir informação, para quem não conhece o Guilherme e o seu trabalho enquanto Grutera, no final do post deixo informações sobre o seu novo disco e ainda o link para o bandcamp. Entretanto, fiquem com as suas escolhas musicais, bem diversificadas e ainda assim identifico-me com tantas! Obrigada, Guilherme! Facebook: https://www.facebook.com/grutera1 

Nicola Conte – Il Cerchio Rosso

É o meu despertador já lá vai quase um ano e vai continuar a ser, senão não saio da cama. É a melhor música de sempre.

Filho da Mãe – Cerca de Abelhas

Lembro-me do dia em que o descobri como se fosse hoje. Sem nunca lhe ter dito, acho que Grutera existe por causa desse dia e de mais umas coisas.

Ben Howard – Everything

Um tipo que não faz música pop, mas faz a música dele ser pop. E consegue dar-se ao respeito com isso. Para mim é genial. Não faz coisas más.

Jimi Hendrix – Little Wing

Nisto temos de estar todos de acordo: foi o melhor que cá andou e duvido que algum dia apareça alguém tão à frente do seu tempo e ainda do nosso. A música não é uma questão de técnica. É o que se faz da alma com ela.

Norberto Lobo – Pen Ward

É a peça mais bonita que o Norberto editou até hoje.

Alabama Shakes – Gimme All Your Love

Ámen.

Devendra Banhart – Brindo

Músicos como este fazem mais falta ao mundo do que políticos. Este gajo faz os meus dias maus serem bons.

Marcelo Camelo – Pois É

Quem está apaixonado oiça isto, quem não estiver apaixone-se pelas músicas do Marcelo. É tão fácil.

Half Moon Run – Need it

Daquelas coisas que acontecem um vez na vida. Ganda malhazinha.

Opeth – Hours of Wealth

Banda do requinte.

Disillusion – A Day By The Lake

Pah, isto para mim é que é música a sério.

A Perfect Circle – Orestes

Eu ainda acho que estou dentro disto.

In Flames – Alias

São a banda que eu gostava de ter. Chorei a ouvir esta música ao vivo, por mais estranho que possa parecer.

Tool – Vicarious

Podia ser outra qualquer. Existe tudo e depois Tool.

Lamb of God – Reclamation

Também podia ser outra qualquer. É a banda que mais ouvi até hoje. Oiço antes dos concertos. Puta que os pariu… vai tudo à frente! É a banda que mais me relaxa.

Gojira – The Gift of Guilt

Não dá para descrever… Para mim é a ideia de arte que faz arrepios na espinha.

https://grutera1.bandcamp.com

Sur lie é um processo de envelhecimento do vinho, com o objetivo de desenvolver ainda mais a sua estrutura, corpo, complexidade aromática, profundidade e sabor.

Quer isto dizer que o Grutera está a amadurecer? A verdade é que, depois de um primeiro disco na segurança do estúdio e de um segundo abençoado num mosteiro, o Grutera instalou-se com a sua guitarra no Túnel das Barricas da Herdade do Esporão para gravar o terceiro álbum, inspirado pela arte vinícola e pela planície alentejana.

Tudo começou quando o guitarrista e Vasco Durão, responsável pelo projeto Guitarras ao Alto, se conheceram no início do ano. O Grutera andava à procura de um espaço diferente para dar voz à dimensão da sua nova música e o Vasco desafiou-o a experimentar uma adega alentejana.

A opção pelo Esporão foi natural. O Túnel das Barricas, onde nunca antes se tinha gravado um disco, é um espaço mágico, ou, como diz o Grutera, “cada segundo é mais intenso aqui”. Uma intensidade que encontrou paralelo na vontade do Esporão em apostar em ideias diferenciadoras e de fazer da sua Herdade um ponto de encontro único entre a cultura e o enoturismo.

Na madrugada de 27 para 28 de Junho, a doze metros de profundidade,

a guitarra do Grutera absorveu a textura e o aroma da adega e fez eco pelo Alentejo fora. Para a história fica “Sur Lie”, produzido e masterizado por Diogo e Tiago Simão, com fotografia de Leonor Fonseca e design de Ana Gil.

O disco sai para o mundo em Novembro, com edição da Fnac e apoio do Guitarras ao Alto e do Esporão, e com dois concertos agendados para Lisboa e Porto, em datas e locais a anunciar brevemente.

Nota de prova: para desfrutar de toda a intensidade de “Sur Lie”, aconselha-se um horizonte largo nos olhos e um copo de vinho Esporão na mão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide