[7 Anos Blogue Morrighan] O Texto do Luís Sousa (Música em DX)

É engraçado que realmente não devemos dar o ano por concluído até ao último dia e o caso deste texto é mais ou menos isso. Conheci o Luís no Vodafone Mexefest (na altura eu estava a representar a Glam Magazine), mas já nos tínhamos cruzado uma enormidade de vezes por uns quantos concertos. Acabámos por depois trocar algumas opiniões e descobrimos que existe uma admiração mútua entre o trabalho que cada projecto desenvolve – o blogue e o Música em DX. Como disse ao Luís, eu tenho muito gosto em divulgar outros projectos genuínos, cujo trabalho admiro e cuja postura sinto que é a melhor. Nisto dos blogues e dos sites, sejam literários ou musicais, existe muito aquela sobranceria silenciosa, até preconceituosa às vezes, que me irrita bastante, e é sempre uma lufada de ar fresco quando encontro a descontracção e a dedicação sem “merdas” de outros projectos. Desafiei então o Luís a falar-nos um pouco do seu Música em DX e do trabalho que tem feito na primeira pessoa. Os links estão no post, por isso se gostam de música e querem trabalho sério e de qualidade, é seguirem-nos! 

Bom, sem grande jeito para escritas, e um pouco mais para fotografar, cá estou a convite da Sofia que com toda a sua simpatia nos desafiou a falar sobre o ano 2015 para o projecto Música em DX 🙂

Este projecto, iniciado em 2014 numa pequena “brincadeira” entre sobrinha e tio, ambos fotógrafos com paixão pela fotografia de espectáculo, acabou por ganhar a forma que se conhece hoje apenas em Março deste ano. Até essa data, a nossa presença existia apenas no Facebook – https://www.facebook.com/musicaemdx – onde publicávamos em galerias de fotos e com pequeno texto de suporte as nossas reportagens fotográficas já com a colaboração de uma amiga, a Carla Sancho.

Em Março deste ano, após o lançamento oficial do website, decidimos também alargar a nossa presença ao instagram (http://www.instagram.com/musicaemdx) e ao youtube (https://www.youtube.com/channel/UCJxIjYrT6Qlm-YVg_-RhwFA), o que naturalmente veio trazer uma nova dimensão ao projecto, e também, necessidade de mais pessoas colaborarem com ele. Para além da reportagem fotográfica, começámos também a realizar entrevistas, reviews de discos, e a divulgar alguma da actualidade musical, aquela que mais se identifica com o projecto. 

Tratando-se de um projecto 100% amador, feito no final do dia de trabalho de cada um de nós, temos a colaboração naturalmente esporádica de 6 pessoas para fotografia (eu, a Rita Justino, o Miguel Mestre, a Silvana Delgado – Valentina Ernö -, a Ana Pereira e o Nuno Cruz), e 8 pessoas para texto (a Carla Sancho, o António Moura dos Santos, o Carlos Sousa Vieira, o João Castro, a Eliana Berto, o Pedro Reis, o Pedro Raimundo e o David Polido). Esta equipa que se tornou entretanto também um grupo de amigos, que eu fui convidando individualmente e escolhendo de forma até um pouco criteriosa, possibilitou estarmos presentes na maioria dos eventos que pretendíamos fazer cobertura, e com uma qualidade na minha opinião bastante aceitável. Para além de responsável por este projecto, sou também um fã do trabalho dos meus colegas 🙂

Tem sido uma experiência muito interessante, o feedback muito positivo, se no início nos sentíamos como “intrusos” num meio que desconhecíamos por completo, hoje já não é tanto assim, e não nos podemos queixar, a aceitação por todas as pessoas com quem falamos diariamente tem sido excelente. Como eu costumo dizer, sendo nós amadores devemos ter uma postura profissional pois a maioria das pessoas com quem falamos diariamente fazem da música a sua vida, e isso obriga-nos a um enorme respeito pela forma como lidamos com todos. Temos muitas noites em que não nos apetece sair de casa para ir fazer uma reportagem, ou porque o dia de trabalho foi uma estafa completa, ou porque está a chover ou frio, ou porque sabemos que a noite vai ser longa e no dia seguinte temos que entrar com a mesma disposição e à mesma hora no nosso local de trabalho, mas, quem corre por gosto não cansa e nós fazemos sempre o possível por estarmos onde nos comprometemos estar. 

Neste momento a melhor forma de nos conhecerem, ou de conhecerem o que andámos a fazer durante este ano, para além de darem uma volta no nosso website www.musicaemdx.pt e fazerem “gosto” no nosso facebook, talvez seja espreitarem também os momentos do ano para quem escreve e fotografa para o Música em DX 🙂

“Música em DX, os momentos do ano para quem escreve”

http://www.musicaemdx.pt/2015/12/28/musica-dx-momentos-do-ano-escreve/

“Música em DX, os momentos do ano para quem fotografa”

http://www.musicaemdx.pt/2015/12/29/musica-dx-momentos-do-ano-fotografa/

2016 promete ser um ano do caraças em termos de trabalho na música que procuramos, por isso resta-me esperar que tenhamos disponibilidade e saúde – ao contrário deste preciso momento em que “combato” um pacote de viroses que me foi “oferecido” no natal 😛 – para estarmos onde queremos estar, isto é, onde a melhor música acontecer em Portugal :). 

Em nome do MDX agradeço-te este convite, é um prazer partilhar a nossa experiência contigo e com o 7º aniversário do teu blogue. Muitos parabéns! 🙂 Ah! E ficas já avisada que lá estaremos no dia 15 para te “chatear” e juntarmo-nos à tua festa!

Fico mesmo contente com a presença do Música em DX no aniversário e aposto que vai ser um festão! Sigam-nos e apareçam!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide