[Crónica João Pedrosa] Is This It

É sempre complicado falarmos de nós, ainda mais quando não se tem muito para contar. Eu sei que a Sofia vos tem habituado a ser um livro aberto no que diz respeito à sua vida nos Diários de Bordo e, quem me dera ter uma vida tão interessante como a da Sofia! Mas vou tentar!

Chamo-me João Pedrosa, tenho 28 anos, vivo numa pequena aldeia do concelho de Leiria e sou sócio do Sporting Clube de Portugal (acho que não podia haver melhor cartão de visita para começar). Neste momento integro a estrutura de uma pequena empresa familiar criada pelo meu pai e por um tio há mais de 20 anos, mas o que eu gostava mesmo de falar é do momento que mudou a minha vida e lhe deu outro sentido.

Estávamos em 2003 e eu tinha 16 anos, frequentava um Colégio que se situava numa pequena vila, um pequeno meio, fechado, e onde a informação cultural digna de registo chegava muito raramente. A Internet ainda era ligada ao telefone e fazia aquele barulho de quando se marca um número e demorava um dia a abrir uma página. Eu ouvia música mas sem lhe dar grande importância, ouvia algum metal – o mais comercial, mas sem nunca, na verdade, me conseguir identificar com aquilo. Até que um dia a minha prima que estudava na cidade em Leiria – onde tinha acesso a mais me informação – me chegou  com dois discos e me disse para os ouvir: “Turns On The Bright Lights” dos Interpol e “Is This It” dos Strokes. Foram esses dois discos que mudaram a minha vida, foram esses dois discos que despertaram a minha paixão pela música. Depois desses discos começou uma busca incessante e sem fim por outras bandas. Era uma festa quando a minha prima Elsa, hoje, conhecida como ilustradora Elsa Poderosa me trazia um disco novo: eram meses a ouvir esse disco até a exaustão(como referi a internet não era nada do que é hoje). Ficava acordado até altas horas para poder ouvir os programas de autor que passavam nas rádios e comprava religiosamente o jornal Blitz às terças-feiras, e ainda consegui arranjar um pequeno grupo de melómanos no Colégio onde trocávamos discos.

O meu primeiro concerto foi em 2005 no FadeInFestival, festival organizado por pessoas que são heróis para mim como o Carlos Matos, Hugo Ferreira ou Célia Lopes que mais tarde viria a ter o privilégio de trabalhar com eles na versão alongada do FadeInFestival, mais conhecido por Entremuralhas, que se realiza no Castelo de Leiria. Foram essas pessoas que me ajudaram a abrir a mente em relação a novos horizontes musicais e a ter uma cultura musical mais vasta. 2005 Também foi o ano em que me estreei em grandes festivais e logo num  festival tão emblemático como o de Paredes de Coura, onde nesse ano vi o concerto da minha vida (até hoje): o dos Arcade Fire, e depois disso seguiram-se muitos outros. Assisti de perto ao nascimento da Omnichord Records, a impulsionadora editora da cena musical Leiriense do meu amigo Hugo Ferreira. Em 2015 comecei a escrever críticas discográficas num blog da concorrência chamado Deus Me Livro e, este ano de 2016, já lancei o meu programa de rádio online Frequência Cardíaca. É também com grande gosto e honra que me estreio hoje a escrever para o BranMorrighan!

João Pedrosa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide