Em Janeiro, pela Porto Editora: Mundo do Fim do Mundo, de Luis Sepúlveda

Mundo do Fim do Mundo

Luis Sepúlveda

Tradutor: Pedro Tamen

Págs.: 128

PVP: 14,40 €

Despertar consciências, salvar o mar

Luis Sepúlveda apresenta um manifesto sob a forma de romance em Mundo do Fim do Mundo

A 28 de janeiro, a Porto Editora publica Mundo do Fim do Mundo, um romance de Luis Sepúlveda que aborda um tema universal e urgente: a caça ilegal de espécies protegidas. Neste livro de aventura e protesto, o escritor chileno convida-nos a navegar nos mares do sul a bordo de um baleeiro e faz um retrato trágico da caça às baleias. Conhecido pelo seu ativismo político e social, Sepúlveda não deixa de referir e homenagear muitos dos defensores do meio-ambiente, nomeadamente os ativistas da Greenpeace, associação a que o próprio pertenceu. Numa entrevista ao jornal italiano Corriere, lembra esses tempos: «Aprendi muito com a generosidade dos meus companheiros, voluntários que sacrificavam as suas férias para fazer parte de algo importante. Recordarei sempre quando, em 1982, bloqueámos o porto de Yokohama, para impedir a saída da frota baleeira japonesa. Foram quase dois meses na água…»

LIVRO

Um adolescente, fascinado pela leitura de Moby Dick, aproveita as férias de verão para embarcar num baleeiro e conhecer, nos confins austrais do continente americano, as terras onde o mundo termina. Muitos anos depois, já adulto, jornalista e membro ativo dos movimentos ecologistas, o acaso fá-lo regressar a essas paragens distantes por uma razão distinta mas talvez igualmente romântica: a fauna marítima que habita as águas gélidas e impolutas desse mundo do fim do mundo está a ser destruída pela ação criminosa de navios piratas. Partindo de um exercício ficcional de evocação da memória juvenil, impregnado de aventura e deslumbramento, Luis Sepúlveda traça um belíssimo roteiro do Chile Austral. Simultaneamente, põe a descoberto os obscuros interesses internacionais que sustentam a caça ilegal de espécies protegidas, aqueles que a praticam e aqueles que corajosamente a combatem, transformando a narrativa numa demanda pela salvação da vida do seu mar.


O AUTOR

Luis Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949. Da sua vasta obra (toda ela traduzida em Portugal), destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar. Mas Mundo do Fim do Mundo, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental ou A Sombra do que Fomos (Prémio Primavera de Romance em 2009), por exemplo, conquistaram também, em todo o mundo, a admiração de milhões de leitores. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide