[DESTAQUE] Estou Bem Aqui Em Portugal, colectânea Azul de Tróia

Da Azul de Tróia, enquanto estrutura, só conheço o Pedro. Muitos talvez apenas o associem à sua mais que tudo banda Capitães da Areia, mas graças ao que vou fazendo aqui no blogue tive a oportunidade de conhecer outra sua faceta enquanto apaixonado pela música e enquanto empreendedor emotivo naquilo que gosta e acredita. Sei que este é um projecto que lhe é muito pessoal e talvez também por isso sinta um carinho especial pelo mesmo. Gostava de ter mais tempo para poder mergulhar mais profundamente em observações em relação a esta colectânea que agora divulgo, mas como poderão constatar Estou Bem Aqui Em Portugal reflecte todo o talento que tem passado pelas mãos da dupla Pedro e Diogo, descentralizando assim o conceito que só na capital se faz boa música. Espero poder voltar a isto brevemente, entretanto deixo-vos com a declaração de intenções e com o player para a colectânea, que pode ser adquirida através do bandcamp! Toda a sorte do mundo, é o que desejo.

PS: Sim, com iniciativas destas, e de tantas outras que tenho divulgado, está-se bem aqui em Portugal.

DECLARAÇÃO DE INTENÇÕES 

A Azul de Tróia (Companhia Discográfica Portuguesa) surge de um sonho antigo, gigante e azul. Em 2014, é fundada por Pedro de Tróia e Diogo Almeida, gerando o equilíbrio perfeito do assombro de ideias, coração e visão, ao sentido prático, motor de arranque e pés assentes no chão. Dando continuidade ao rebentamento literário-musical que emergiu em 2008, concentramos esforços para provocar ondas maiores, dedicando-nos à difusão do bom nome de todos os artistas que representamos e dos quais gerimos a carreira: promovendo e cuidando dos seus negócios; gerando obras fonográficas que se tornem intemporais na memória e no espaço; e desempenhando as funções que envolvem o agenciamento dos espectáculos ao vivo. A produção de retratos, videoclipes e demais matérias promocionais são intrínsecas e complementares.


O mundo está de pernas para o ar e, muitas vezes, quem cria, atrai e exprime a sua arte em cima do palco, é precisamente quem menos ou nada recebe financeiramente: os artistas. Veemente contra essa posição, trabalhamos por um pequeno mundo melhor, pretendendo a sustentabilidade dos artistas e declarando fim à utopia de que se pode viver da música a tempo inteiro. Não tenhamos dúvidas: quem define a arte é o artista e ele tem de poder existir e perdurar, sem baixar os braços. Só assim é que o legado cultural se tornará mais valioso, resultando num património melhor e num tesouro maior. Se os artistas vivem para a sua obra, então a obra não pode ter um papel secundário na vida de um artista.


Reconhecendo que os holofotes estão em Lisboa e as lamparinas polvilhadas pelo resto do país, temos como propósito a procura de novos valores culturais para as fileiras da música portuguesa, desenvolvendo-os a fim de potenciar as suas criações artísticas, defendendo as suas opções e preservando as identidades, com metas a longo prazo. Não somos uma família mas anunciamos um movimento cultural em plena marcha, aliado à pretensão de criar novas linguagens, uma linha estética englobante e um selo carimbado sem misericórdia. Recusamos o consenso. Aqui não há fronteiras para a liberdade artística e o descaramento está implícito. Plantamos a primazia do pensamento para elevar a claridade, porque a criação é libertária e a parte dominante uma figura abstracta que reside apenas na nossa imaginação.


Tenhamos a audácia de reconhecer que vivemos num país encantador. Portugal está a aprender e depende de quem cá está. Não podemos desistir de ser, por tudo aquilo a que a vida nos obriga. Valorizemo-nos. Há muito caminho a percorrer e percorrê-lo-emos a passo firme e lento, enquanto hasteamos a nossa cultura, procurando mais e participando activamente na educação musical e literária daqueles que nos rodeiam. A memória não pode mais ser curta e o que se faz por cá tem de ser firmado na terra. Não há vergonha em sonhar. Não tememos o ridículo nem a ambição. Existimos com brio, honestidade e distinção, entre o perigo da vertigem e os passos firmes da virtude. Essa mesma grande virtude que está no saber pular a cerca. Procuremos contornar os pesadelos, a fim de tocar no horizonte lá no fundo porque, se são muitos os dilemas sobre os quais nos deparamos, também há rios lindos para atravessar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide