Cidade de Évora vai receber Maior evento de música Ibero-americana da Europa de 4 a 7 de Maio - EXIB Música

Cidade de Évora recebe III Edição da EXIB Música Inserida nas comemorações do 30º aniversário da classificação de Évora pela UNESCO c...


Cidade de Évora recebe III Edição da EXIB Música

Inserida nas comemorações do 30º aniversário da classificação de Évora pela UNESCO como Património Mundial, a cidade de Évora e a Expo Ibero-americana de Música – EXIB Música, apostam na Identidade como premissa para a realização da III Edição da Expo.

Após o sucesso das duas últimas edições em Bilbau, o encontro anual da música Ibero-americana na Europa - EXIB Música, comemora a sua III Edição numa emblemática cidade, caracterizada pelos seus valores culturais. Esta parceria pretende promover e aumentar o diálogo intercultural e fortalecer a indústria musical da Ibero-América, num ambiente que valoriza particularmente a sua identidade e que conta com o apoio de consagradas entidades como a Câmara Municipal de Évora, o Turismo do Alentejo - ERT, e a colaboração de importantes instituições locais, nacionais e internacionais.

De 4 a 7 de Maio, Évora acolhe a música ibero-americana, expositores, debates, músicos e profissionais em torno de uma programação que mais uma vez, coloca especial ênfase no estímulo da circulação das músicas ibero-americanas, no reconhecimento da diversidade das suas expressões, no compromisso dos seus conteúdos e no valor de cooperação como principal elemento no fortalecimento da indústria musical e cultural da Ibero-América e desta com o mundo. 18 showcases de música ao vivo irão ocupar os palcos da Praça do Giraldo e do Templo Romano, com acesso livre à população da cidade. 

A programação da III Edição, destinada a profissionais credenciados, conta com importantes eventos que dão continuidade a conteúdos de importante relevância para a Expo. O I Encontro de Imprensa Musical: O Jornalismo Musical na Ibero-América propõe um olhar inovador face às músicas ibero-americanas, revela técnicas do jornalismo de investigação aplicadas à área musical, aposta na identidade e propõe a reflexão sobre uma profissão em constante mutação. O II Encontro de Festivais pelas Músicas da Ibero-América é um encontro orientado para convocar festivais de todo o mundo, com o objetivo de acrescentar valor à difusão e à circulação da música ibero-americana (América Latina, Portugal e Espanha).

Oito micro-conferências e/ou lançamentos de projetos, acompanham os expositores na Zona de Encontro Profissional, localizada no Palácio D. Manuel, onde irá decorrer também a II Tertúlia sobre Música e Línguas Originais.

A programação será igualmente constituída pela Masterclass de Flautas do músico brasileiro, Carlos Malta e pelo Ciclo de Documentários de Música, composto por quatro documentários de vários países ibero-americanos.



0 comentários