Em Abril, pela Pergaminho: O Futuro da Psicoterapia, de Américo Baptista

O Futuro da Psicoterapia

Américo Baptista

Género: Psicologia

Formato: 15 x 23,5cm

N.º de páginas: 240

Data de lançamento: 15 de abril de 2016

PVP: 15,50 €

ISBN: 978-989-687-346-2

O impacto da nossa saúde mental pode ser maior do que se imagina. Os custos para uma sociedade que não trata dos distúrbios emocionais podem ser superiores aos custos associados à terapia e à prevenção.

Dia 15 chega às livrarias portuguesas O Futuro da Psicoterapia – O Que Todos Deviam Saber Sobre os Tratamentos Psicológicos. Esta é uma obra bastante completa, de grande utilidade e com os olhos postos no futuro. O autor chama a atenção sobre os custos económicos e sociais gerados pelas doenças mentais, mostrando que é economicamente mais vantajoso tratar as pessoas emocionalmente afetadas do que suportar os custos económicos das doenças mentais. «Se na sociedade atual a saúde mental fosse melhorada, todos beneficiavam, pois os custos sociais a suportar são enormes», afirma o Professor Américo Baptista.

Do Prefácio:

«Ao longo dos onze capítulos que compõem a obra, O Futuro da Psicoterapia – O Que Todos Deviam Saber sobre os Tratamentos Psicológicos, o autor descreve a evolução das primeiras escolas de psicoterapia, os seus aspetos mais relevantes, os seus principais autores e os seus marcos mais relevantes. O livro começa por apresentar as primeiras contribuições da psicanálise freudiana até aos mais recentes avanços, como as psicoterapias empiricamente suportadas, as psicoterapias baseadas nos enviesamentos psicológicos, assim como os desenvolvimentos mais recentes tendo como suporte as ciências do cérebro e as contribuições das neurociências. São igualmente interessantes as análises sobre a implementação da psicoterapia em diferentes áreas, tais como na sexologia clínica, nos cuidados primários de saúde, com especial referência para a psicologia da saúde, e principalmente, o surgimento de noas áreas como o desenvolvimento da psicologia positiva.»

Juan Miguel Tobal

Professor Catedrático de Psicologia

Universidade Complutense de Madrid

LIVRO

Vivemos numa era marcada por uma proliferação de distúrbios emocionais. Da ansiedade à depressão Ligeira (ou mais pronunciada), estes podem ter um grau variável de incapacitação, mas não há dúvida que diminuem em muito a qualidade de vida.

Ao longo destas páginas, o Professor Américo Baptista faz uma introdução concisa, acessível e muito interessante à história da Psicoterapia, às diversas escolas de pensamento que engloba e às vantagens relativas dos diferentes métodos terapêuticos.

Um livro de grande utilidade para quem tenha já iniciado o processo terapêutico ou esteja a pensar fazê-lo.

AUTOR 

Licenciado em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas, Américo Baptista é diretor da Clínica Psicológica de Desenvolvimento Humano e do Programa de Aprendizagem Social e Emocional ao Longo da Vida – Mente Ativa. Com uma vasta experiência clínica, é autor de diversos artigos científicos nas áreas das emoções e das suas perturbações e teve a sua investigação premiada em 1992, com o Prémio de Psiquiatria Clínica Elysio de Moura.

É professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1994, onde foi diretor do Departamento de Psicologia. No Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem da mesma instituição, desenvolve diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e é também professor convidado em diversas universidades de Espanha.

Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, de que foi presidente entre 2005 e 2007, dedica atualmente o seu interesse clínico e investigação às emoções, ao desenvolvimento emocional, à resiliência, à promoção do bem-estar, à felicidade e qualidade de vida, ao tratamento das perturbações emocionais e à sua prevenção – nomeadamente a ansiedade, a depressão, as disfunções sexuais, as parafilias e os problemas conjugais. É autor dos livros O Poder das Emoções Positivas e Aprender a Ser Feliz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide