Literatura em Viagem arranca esta sexta-feira em Matosinhos

O LeV — Literatura em Viagem está de volta e assinala o seu 10.º aniversário O LeV — Literatura em Viagem regressa já nesta sexta-fe...


O LeV — Literatura em Viagem está de volta e assinala o seu 10.º aniversário

O LeV — Literatura em Viagem regressa já nesta sexta-feira. Entre os dias 13 e 15 de maio, Matosinhos volta a receber mais de uma dezena de autores, cientes da missão espinhosa que é salvar o mundo, contando-o.

Nesta 10.º edição do LeV, destacamos a presença do escritor, ensaísta e cronista Claudio Magris, um dos intelectuais europeus mais influentes da atualidade, numa altura em que a Europa atravessa uma das maiores crises de identidade das últimas décadas. Em Matosinhos, Claudio Magris irá refletir sobre o mundo em que vivemos, e em que condições pode a Literatura contribuir para salvá-lo.

Destaque também para a presença do britânico Howard Jacobson, vencedor do prémio Man Booker, que virá falar sobre livros, viagens, humor e judaísmo (passe o pleonasmo), bem como para a conversa entre Ella Berthoud, autora de Remédios Literários, e Clara Ferreira Alves, que tentarão perceber se a Literatura salva.

Gonçalo Cadilhe e Paulo Moura vestirão a pele de grandes viajantes durante a sessão Elsinore, e Teolinda Gersão estará em diálogo com Patrícia Reis, partindo Por Este Mundo acima rumo à Cidade de Ulisses, e vice-versa. Alberto S. Santos, David Toscana e João Ricardo Pedro viajarão rumo às cidades literárias, e Andrés Barba, Ilze Butkute e Josefine Klougart farão o ponto de situação literário das New Voices europeias, uma iniciativa da plataforma Literature Across Frontiers, parceira do evento.  

Durante a 10.ª edição do LeV, haverá ainda visitas às escolas do concelho, sessões de formação e desafios à aventura via NOMAD, bem como visitas a lugares emblemáticos de Matosinhos, motivos de inspiração literária.

A partir de sexta-feira a Biblioteca Municipal Florbela Espanca volta a servir de base às mais diversas viagens e interpretações literárias, a partir de debates, conversas e entrevistas com uma série de autores que marcam a escrita contemporânea.

A abertura será de José Pacheco Pereira no dia 13 de maio, pelas 21.30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos. Sejam bem-vindos a bordo. A programação completa está disponível neste link.

O LeV — Literatura em Viagem é uma organização da Câmara Municipal de Matosinhos com produção executiva da Booktailors.

0 comentários