[Queres é (a) Letra! Especial Exclusivo] “Liquid Peace” é o tema de apresentação do novo disco dos smartini

Os smartini acabam de apresentar o videoclipe do novo Single "Liquid Peace", que fará parte do disco homónimo a ser lançado em...


Os smartini acabam de apresentar o videoclipe do novo Single "Liquid Peace", que fará parte do disco homónimo a ser lançado em meados de Setembro. Este tema foi gravado nos estúdios Sá da Bandeira, no Porto, e é a primeira amostra deste novo trabalho. O tema está também disponível para download gratuito através do bandcamp em: https://smartini.bandcamp.com/track/liquid-peace

A banda surge com refências apoiadas em estruturas musicais que procuram descrever paisagens, momentos e sentimentos. Esta narrativa torna-se intuitiva e espontânea e reproduz-se através de rastos melódicos que por vezes se tornam incontornavelmente frenéticos. Foi deste modo que João Paulo Duarte, Lourenço Mendes, Ricardo Costa e Patrício Ferreira criaram os smartini.

Depois de quatro anos a trabalharem canções intercaladas com vários concertos, em 2007 lançam o álbum de estreia intitulado “Sugar Train”. Sobre este, a banda descreve-o como uma espécie de viagem de comboio por entre algumas das regiões mais alternativas da música, uma velha locomotiva a vapor que percorre os trilhos de uma linha única rumo ao noise de Glenn Branca. Seguiram-se mais de meia centena de concertos um pouco por todo o país.

Sobre este trabalho Valter Hugo Mãe escreveu da seguinte forma: “sugar train é o título do longa duração de estreia dos smartini, um projecto de caldas das taipas - ali metido entre braga e guimarães - que prima pelo rock de guitarras ao jeito dos anos 70/80, com referências para gurus como sonic youth, dinosaur jr, the stooges, yo la tengo, entre outros. São oito temas cantados em inglês que tendem para uma energização fulgurante. amantes do noise, buscam a intensificação das guitarras através de avanços e recuos inteligentes, criados como se fossem investidas de inspecção de terreno e ataque (...) é mais uma prova de que o rock propriamente dito está de volta e está em grande força no rectângulo nacional. com nomes como the vicious five, dapunsportif, linda martini, mundo cão, x-wife, e agora os smartini, o país do fado pode candidatar-se seriamente a ser um caso valioso para o rock contemporâneo.

Em Novembro de 2009 aconteceu a última aparição desta formação em palco; a banda de “Sugar Train” tinha finalizado a viagem. O caminho que se seguiu foi feito sem a locomotiva, com outros hobbies, outras vidas e novos valores familiares. Os anos passaram, contudo há paixões que nunca se vão deixando e os amplificadores voltaram a aquecer as válvulas. Revisitou-se o passado e coisas novas surgiram. Voltaram a sentir o palco, em 2015 com um punhado de datas que marcaram o regresso às actuações ao vivo, e decidiram gravar. 2016 está apontado para o regresso dos smartini às edições discográficas.

Sigam em:



This is the best part of your life
I want to see you climb again
Cause you’re true
You’re simply true

I heard the sound of your liquid peace
My time is wasting but I need to stay
Once more
Yes just once more

I wish I could take that flight tonight
And help you touch your shining star
He´s all for you
For you and you

Take that flight tonight
And touch your shining star
The world is all for you
For you and you

0 comentários