[DESTAQUE] Iluminações de Uma Mulher Livre, de Samuel Pimenta

Iluminações de uma Mulher Livre Samuel F. Pimenta Editora : Marcador Data 1ª Edição: 03/...


Iluminações de uma Mulher Livre
Samuel F. Pimenta

Editora: Marcador
Data 1ª Edição: 03/02/2017
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-989-75-4273-2
Nº de Páginas: 240
Dimensões: 156x236mm

NÃO NASCEMOS PARA ODIAR, MAS SIM PARA AMAR.
Um livro que é uma ode à mulher. Homenagem a mulheres distintas que não deixam
que a vida leve o melhor delas mesmas, tornando-as mais fortes. 

LIVRO
Na aldeia onde é rejeitada e perseguida pela população, Isabel acorda com a única ideia capaz de a libertar do casamento opressor em que vive: matar o marido. Se, de início, a ideia lhe parece improvável, vai ganhando força à medida que recorda as histórias das mulheres do passado, de que a avó lhe falava quando, com outras mulheres, se reuniam em grupos femininos secretos para falarem de oráculos, curas e magia.
Isabel é moderna, sensível, curiosa e sempre quis a sua independência. Cresceu na capital, mas mudou-se para a aldeia por causa do casamento. E foi essa união que a aprisionou numa existência de medo e abuso. Só ela pode libertar-se desse homem castigador, e ao longo de vários dias Isabel confronta-se com todos os receios e dúvidas, imaginando planos e lembrando-se dos ensinamentos da avó, procurando argumentos que fortaleçam a sua decisão, enquanto cumpre com todos os rituais quotidianos da casa com beleza e empenho poético. 
Partindo da figura de Isabel, a mulher visionária e messiânica que é protagonista deste romance, Samuel F. Pimenta revisita histórias que nos chegaram por via da tradição oral, figuras históricas, mitos e referências da literatura universal. Antígona é um desses casos. Ao lado da evocação da heroína de Sófocles, o autor conta-nos também uma história contemporânea e pertinente sobre a opressão – nomeadamente a violência de género –, tornando presente a condição feminina ao longo dos séculos e deixando questões para o agora e para o futuro.

AUTOR
Samuel F. Pimenta nasceu a 26 de Fevereiro de 1990, em Alcanhões, Santarém. Começou a escrever com 10 anos e licenciou-se em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. É autor do romance Os números que mudaram os nomes. Tem participado em diversas conferências e em encontros
literários nacionais e internacionais e colaborado com publicações
em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Galiza. A sua obra está presente em diversas antologias, em Portugal e no estrangeiro.
São vários os prémios que lhe têm sido atribuídos, como o Prémio Jovens Criadores 2012 (Portugal), Comenda Luís Vaz de Camões 2014 (Brasil) e Prémio Liberdade de Expressão 2014 (Brasil). Em 2015, foi um dos vencedores das Bolsas Jovens Criadores, do Centro Nacional de Cultura, para a realização de uma residência artística e a escrita de “Iluminações de Uma Mulher Livre”. Em 2016, com o livro Ágora, ganhou o IV Prémio Literário Glória de Sant’Anna, galardão anual destinado ao melhor livro de poesia dos
países lusófonos. É editor, cronista, coordena o projecto “Emergente - Novos Poetas Lusófonos”.

0 comentários