HOJE - Rui Torres fala sobre Poesia Experimental Portuguesa na ZDB

A Galeria Zé dos Bois recebe, esta Quinta-feira, uma conferência especial de Rui Torres em torno da poesia experimental portuguesa. In...



A Galeria Zé dos Bois recebe, esta Quinta-feira, uma conferência especial de Rui Torres em torno da poesia experimental portuguesa. Inserida na programação complementar da exposição Verbivocovisual: Poesia Experimental Portuguesa, a sessão apresentará a meta-estrutura do arquivo digital po-ex.net. Recorde-se que Rui Torres é um dos expecialistas na Poesia de Invenção em território nacional. Na conferência, marcada para as 19h00, o autor falará sobre a representação textual, simulação contextual e interacção interpretativa da po-ex, abordando as ligações entre as práticas históricas da Literatura Experimental (poesia visual, sonora, espacial, performativa, digital, concreta e vídeo ) e as possibilidades abertas pelas novas tecnologias de informação.
A sessão, que se estenderá até às 20h00, contará ainda com as performances de António Poppe, Tomás Cunha Ferreira e Anabela Duarte. O acesso é livre.


Vibração de seu chamado, por António Poppe, 2017 (em streaming)
Improvisação para além do livro físico, o volume inesgotável que recorda o desconhecido sol em que o sol nasce. E sobretudo, de um solo vistazo, contemplo - remoremo moxi - a presença espontânea à vibração de seu chamado.

A-o, por Tomás Cunha Ferreira, 2017 
Estreia do mais recente poema sonoro de Tomás Cunha Ferreira

Stripsody de Cathy Berberian, por Anabela Duarte, 1966
Interpretação de uma das mais icónicas composições para voz da música contemporânea onde Berberian explora técnicas vocais onomatopeicas utilizando sons provenientes das bandas desenhadas.

0 comentários