HOJE – Rui Torres fala sobre Poesia Experimental Portuguesa na ZDB

A Galeria Zé dos Bois recebe, esta Quinta-feira, uma conferência especial de Rui Torres em torno da poesia experimental portuguesa. Inserida na programação complementar da exposição Verbivocovisual: Poesia Experimental Portuguesa, a sessão apresentará a meta-estrutura do arquivo digital po-ex.net. Recorde-se que Rui Torres é um dos expecialistas na Poesia de Invenção em território nacional. Na conferência, marcada para as 19h00, o autor falará sobre a representação textual, simulação contextual e interacção interpretativa da po-ex, abordando as ligações entre as práticas históricas da Literatura Experimental (poesia visual, sonora, espacial, performativa, digital, concreta e vídeo ) e as possibilidades abertas pelas novas tecnologias de informação.

A sessão, que se estenderá até às 20h00, contará ainda com as performances de António Poppe, Tomás Cunha Ferreira e Anabela Duarte. O acesso é livre.

Vibração de seu chamado, por António Poppe, 2017 (em streaming)

Improvisação para além do livro físico, o volume inesgotável que recorda o desconhecido sol em que o sol nasce. E sobretudo, de um solo vistazo, contemplo – remoremo moxi – a presença espontânea à vibração de seu chamado.

A-o, por Tomás Cunha Ferreira, 2017 

Estreia do mais recente poema sonoro de Tomás Cunha Ferreira

Stripsody de Cathy Berberian, por Anabela Duarte, 1966

Interpretação de uma das mais icónicas composições para voz da música contemporânea onde Berberian explora técnicas vocais onomatopeicas utilizando sons provenientes das bandas desenhadas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide