[DESTAQUE] Em Outubro, pela Alfaguara: Instrumental, do pianista James Rhodes

INSTRUMENTAL

De James Rhodes

A vida depois do inferno da depressão

Memórias de um consagrado pianista

Objectiva

ISBN 978-989-665-334-7

PVP c/IVA 19,90€

LIVRO

«Abusaram de mim aos seis anos. Internaram-me num hospital psiquiátrico. Fui viciado em drogas e álcool. Tentei suicidar-me cinco vezes. Separaram-me do meu filho.

Mas não vou falar disso. Vou falar de música. Porque Bach salvou-me a vida. E eu amo a vida.»

James confiava naquele homem simpático. Por que não haveria de confiar? Era seu professor na escola primária. A primeira oferta foi uma caixa de fósforos, um maravilhoso objecto de desejo para um menino de seis anos. Depois seguiram-se outros pequenos presentes, acompanhados de sorrisos, palavras de incentivo, gestos atenciosos. Depois começaram os abusos sexuais, que duraram vários anos, sem que ninguém na escola e na família se apercebesse. Quando terminaram, James afundou-se progressivamente num abismo de relações obsessivas, hospitais psiquiátricos e vícios destrutivos, uma espiral que o afastou do piano, para o qual revelara talento precoce. 

Mas foi um adágio de Bach, escutado durante um internamento, que o salvou de anos e anos no fundo do poço. Ao descobrir que também os génios por trás das mais sublimes composições eram homens com existências dramáticas, James encontrou nos pequenos milagres da música o reduto para sobreviver aos seus demónios pessoais. Um encontro inesperado com um desconhecido deu-lhe o impulso que James para reencontrar o seu caminho na música. Hoje é um pianista aclamado em todo o mundo.

Instrumental é um testemunho apaixonado e apaixonante, negro e luminoso sobre o poder terapêutico da música e a sua capacidade de transformar as nossas vidas, mas também, e sobretudo, sobre a nossa própria capacidade de reinvenção.

AUTOR

James Rhodes nasceu em Londres em 1975. Com dezoito anos foi-lhe concedida uma bolsa para estudar na Guildhall School of Music and Drama, mas decidiu estudar na Universidade de Edimburgo. Ao fim de um ano, desistiu da universidade e deixou de tocar piano. Trabalhou um ano num restaurante de fast food em Paris e depois regressou a Londres, onde estudou Psicologia na University College London. Trabalhou vários anos em Londres, até ser internado por um esgotamento nervoso. Acabou por regressar à música e hoje em dia é um aclamado pianista, além de escritor e apresentador de televisão.

IMPRENSA

«Estávamos a precisar deste livro.» Huffington Post UK

«O que distingue este livro é a forma como ele confronta os aspectos indizíveis do abuso sexual das crianças e das doenças mentais… Muitos destes pensamentos são tabu e é preciso clareza, coragem e inteligência para os expressar de forma tão directa e honesta como Rhodes faz.» Independent

«Bem escrito, coloquial, tão excitante quanto devastador. Como documento dos efeitos do abuso de crianças é, provavelmente, insuperável.» Sunday Times

«Nunca li um testemunho tão sábio sobre o que é ser-se vítima… É visceral e palpável… Das páginas mais impactantes que li nos últimos tempos.» Scotland on Sunday

«Uma obra impressionante. Combina uma precisão vívida e obsessiva com uma energia torrencial.» The Guardian

«Uma leitura dura, avassaladora.» The Times

«Rhodes escreve com o volume no máximo… Ele é brilhante a descrever a precariedade das vítimas e as armadilh dos problemas mentais.» The Guardian

«Poderoso.» New Statesman

«Uma memória sem igual.» Lytham St Annes Express

«Uma vida que tinha de ficar registada.» Spectator

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide