[Queres é (a) Letra!] TOMARA - For No Reason

Fotografia Estelle Valente De vez em quando temos surpresas assim, boas. Muito boas. A primeira vez que ouvi as canções de Tomara fez c...

Fotografia Estelle Valente

De vez em quando temos surpresas assim, boas. Muito boas. A primeira vez que ouvi as canções de Tomara fez com que houvesse logo uma segunda e uma terceira ronda. Com a minha vida sempre na maior correria, ainda não consegui arranjar aquele momento em que finalmente me sento e escrevo sobre estas canções que, não sendo dentro de um género que ouça com frequência, me entraram no ouvido e me aqueceram a alma. E sabe bem. Sabe bem ter consciência que existem universos assim, despretensiosos, aos quais nos podemos entregar sem qualquer esforço. O segundo single de Favourite Ghost já está disponível. Fiquem com as informações, o vídeo e a letra. 

Depois de Coffee and Toast, single apresentado em Maio passado, surge agora a segunda amostra para o LP Favourite Ghost de TOMARA, o projecto a solo de Filipe Cunha Monteiro.

“For no Reason foi talvez a canção mais difícil de terminar porque percebi que abordava, de uma forma muito directa, o medo de dar um passo que se revelava difícil e essencial para mim. Alguns medos perseguem-nos e, com a idade, tentamos arrumá-los num sítio onde achamos que já não nos vão atormentar. Porque acreditamos que a fase das grandes mudanças já passou, ficou lá atrás, e que nos podemos resignar a isso. Mas não creio que isso seja possível. Acredito que esses “fantasmas” só se tornam mais presentes com o passar do tempo.

Durante 2 ou 3 anos esta canção foi apenas um instrumental onde me deixei levar pela energia da guitarra e da secção rítmica. Tinha um pulso diferente das outras canções, mais visceral para mim. Um misto de angústia e esperança. Quando percebi que queria escrever e cantar algo sobre essa paisagem sonora foi inevitável ter de escrever de uma forma mais directa e mais dura. E esse foi um passo muito demorado, carregado de dúvidas e incertezas, até o sentir firme. Acho que a canção, em parte, explica o porquê de eu estar a lançar o primeiro disco a solo aos 38 anos.

Desta vez não quis assumir a realização do videoclip sob pena de trancar o significado da canção nas minhas próprias impressões sobre ela. Confiei no olhar da Joana Linda para me ajudar a transpô-la para imagens. E foi precisamente o que ela conseguiu.”

Favourite Ghost será editado digitalmente a 22 de Setembro.

Haverá igualmente uma edição física que estará disponível nos concertos ao vivo ou através de encomenda na página oficial do Facebook (facebook.com/tomaraoficial) ou por email (tomara.oficial@gmail.com).



is it there?
is it there?
this feeling of loss?
is it fair?
is it fair?
to feel you’re not enough?
Is it time?
is it time?
for counting “oh my Gods”?
get rid of
get rid of
the weight is not worth
take a chance
beneath the sun
this shadow’ll eat you up
before you say a word

hey
it’s not enough for you
to start a fire
so off season?
hey
enough for you to feel like crying
for no reason

think about the days
you felt the wind was changing
you wondered to yourself about the seas
someone said you would be better off from sailing
and now you’re on your knees

move it up
move it up
come step into the sun
take a breath
fill your lungs
this time you’ll spit it up
before they say a word

hey
it’s not enough for you
to start a fire
so off season?
hey
enough for you to feel like crying
for no reason

things aren’t always the same
i hope you cry it out
with all you’ve got
changes
are coming at your way
and you won’t back out
so help you God

hey
it’s not enough for you
to start a fire
so off season?
hey
enough for you to feel like crying
for no reason

0 comentários