[Diário de Bordo] Faltam 2 Meses! Já temos Ilustradora Oficial – Mariana Cáceres!

Mariana Cáceres, que nasceu em Lisboa em 1992, começou a desenhar por volta de 1996 e já tem idade para ter juízo. No entanto, continua a querer viver no mundo da ilustração com a sua colecção de canetas e aparos onde só metade deles é que funcionam. Licenciada em Desenho na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e em Ilustração no AR.CO, tenta sobreviver como ilustradora no mundo do freelance. Quando não está a ser sarcástica, gosta de escrever na terceira pessoa.

Está a chegar aquela altura do ano! Sim, aquela altura em que a juntar a tudo o que já está a acontecer na minha vida, vêm as preparações para se comemorar mais um ano de BranMorrighan. Vamos para o nono! NOVE ANOS de um blogue que começou da forma mais despretensiosa possível e que já me trouxe tanto, tornando-se num dos eixos principais da minha vida. Claro que o caminho, apesar de sozinha, tem sido tudo menos solitário e nada disto seria possível sem uma série de pessoas que, ao longo dos anos, foram reconhecendo valor naquilo que eu fazia e que contribuíram para que este projecto se tornasse muito maior do que eu alguma vez imaginei. Nunca fiz planos, por isso é mesmo bom saborear cada coisa que vai acontecendo só porque sim, porque faz sentido. 

Desde o quinto aniversário, ano em que comecei a organizar pequenos eventos, que tenho tido o privilégio de poder contar com uma ilustração representativa de cada ano. Começámos com Afonso Cruz em 2013, João Pedro Fonseca em 2014, Marta Banza em 2015, Mara Mures em 2016 e agora a querida Mariana Cáceres em 2017! Este post começou indo directa ao assunto, com a pequena introdução sobre a Mariana, pois é ela quem deve estar em destaque. Há umas semanas lancei-lhe este desafio e estou muito curiosa com o que poderá resultar desta colaboração. Em vez de fotografias suas, temos estas duas belas ilustrações, aqui presentes. 

Mariana Cáceres é um nome que já faz eco na mente de muitos, porém eu quero que chegue ainda a mais gente e é esse também o papel destas iniciativas. Tem um estilo completamente diferente dos anteriores ilustradores e todo o seu trabalho pode ser acompanhado pela sua página de Facebook: https://www.facebook.com/marianacaceresillustration/

Os pequenos pormenores, a constante fragmentação, as perspectivas viradas do avesso em que o estranho se torna belo, são características que encontro no seu trabalho e que me atraíram a fazer este convite. É como ver o mundo com outros olhos. E não é esse o poder do desenho, da ilustração? Desafiar-nos e levar-nos a despertar outros sentidos? 🙂 

Dia 13 de Dezembro, lá teremos o belo dia tão especial para mim. Parece que ainda me lembro de estar sentada na secretária, ainda em casa dos meus pais, noite cerrada lá fora e um frio sem chuva que me obrigava a vestir duas camisolas. Tinha 20 anos… Ai a nostalgia! Eheheh. Obrigada por todo o vosso apoio! Brevemente mais novidades! Obrigada à Mariana, por ter aceite o meu convite! Vai ser brutal, tenho a certeza. A ilustração oficial de aniversário será mostrada mais lá para a frente! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide