[Playlist Especial Vinil] nial – Manel Guimarães

Fotografia Joana Raposo Gomes

Dia 2 de Fevereiro, o aniversário do blogue sobe à invicta, mais propriamente ao Maus Hábitos, para levar mais projectos emergentes da nova música portuguesa. O primeiro confirmado já vem com um namoro de quase dois anos. Foi nial, nome de origem mirandesa – que significa ninho – do qual o Manel Guimarães é mentor e que se faz acompanhar de Joana Gomes. Em Novembro de 2016 editou SAHU, pela Zigur Artists, e que é, ainda hoje, dos meus discos preferidos. Conheci o Manel quando acompanhava azul-revolto (que já este em aniversários do blogue tanto em Lisboa como no Porto) e quando ouvi este seu disco fiquei rendida. Disse para mim mesma que o tinha de ter numa destas noites que são sempre tão especiais. Demorou, afinal nem sempre existe disponibilidade porque a malta tem de trabalhar e ganhar a vida, mas finalmente tal vai acontecer. E como o Manel é mesmo daquelas pessoas especiais, quando o desafiei a fazer uma playlist para o blogue, em vez das tradicionais playlists spotify ou youtube ele decidiu fazer uma em vinil. Ora aqui está algo inédito no blogue. Mais, poderão ver tudo, pois existe em formato vídeo e em formato mixcloud. Obrigada, Manel! Que a noite de 2 de Fevereiro, com nial, seja especial para todos. Apareçam!

Hoje em dia, o acesso à música encontra-se facilitado, uma vez que o “fantástico mundo digital” torna tudo mais próximo. A toda hora surgem novos projetos, novos discos e novas sonoridades. No entanto, existem alguns projetos que nos marcam de forma distinta.

Já há algum tempo que me interesso por obter discos, materializando o meu gosto por uma determinada sonoridade ou artista, pelo que quando o desafio da criação desta playlist me foi lançado, e quando comecei a pensar no seu conteúdo, o meu pensamento me levou a algo pessoal que gosto de partilhar: emoções.

Os discos, além do seu valor indiscutivelmente artístico, quer seja musical ou físico, têm para mim associação com momentos (partilha, viagens, etc.), acabando por se assemelhar a um álbum de fotografias.

Optei pela criação de uma playlist não emergente, mas pessoal, guiada pelos diferentes vinis que tenho vindo a colecionar e pelas memórias relativas ao momento em que adquiri cada um deles.

1)Nicolas Jaar – Être

– primeiro contacto mais aprofundado com a música electronica.

2)Nils Frahm e Ólafur Arnalds – 20:17

– Inverno em Coimbra

3)Bing & Ruth – To all it

– um presente da Joana

4)Anjou – Lamptest

– Inverno no Porto

5)Soundwalk collective – Auditorium Scarlatti

– El Raval, Barcelona

6)Aleph-1 , Alva Noto – 1 C A f 0.2n

– festival Sonar

7)Floating Points – Nespole

– primavera no Porto 

8)David Bowie – Subterraneans

– Neukölln, Berlin

9)Ben Frost – Swarm

– sugestão do João Pedro Fonseca

10) Colleen – Sweet rolling

– viagem para Bragança

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide