[Queres é (a) Letra!] Novos Ofícios - TIPO

Fotografia Caetana Menezes Janeiro está a ser um mês bonito. Depois de TIPO se ter estreado ao vivo no Musicbox Lisboa, esta semana lan...

Fotografia Caetana Menezes
Janeiro está a ser um mês bonito. Depois de TIPO se ter estreado ao vivo no Musicbox Lisboa, esta semana lançou novo single - "Novos Ofícios" - e anunciou o nome e data de lançamento do seu disco de estreia - Novas Ocupações.
TIPO tem surpreendido pela positiva desde que Acção-Reacção veio a público. O ecletismo sonoro e vocal abrem toda uma janela de possibilidades para o disco que aí vem. Curiosa com a divulgação que Salvador Menezes fez deste novo single no Facebook de TIPO, afirmando que a canção lhe era especial, perguntei-lhe o que esta significava para si: Esta música é a mais pessoal de todo o álbum e tem inspiração numa situação que estava a acontecer a uma pessoa muito próxima na altura em que a escrevi. Fala principalmente sobre a maternidade e tudo o que isso implica na vida de uma mãe, aliada ao facto de estar descontente profissionalmente. O coração que se ouve é da minha filha, na segunda ecografia pedi ao médico para gravar um bocado do batimento cardíaco - a partir dessa pulsação compus toda a canção. A letra surgiu naturalmente. Os som ambiente foi gravado no dia e local onde essa pessoa decidiu demitir-se (eu acompanhei-a). 
Em relação ao vídeo: Para o vídeo sabia que queria uma ideia simples, de execução rápida e barata. Nos meus dois singles anteriores a vídeo é bastante importante para a música e até pode distrair um bocado. Desta vez queria que a canção brilhasse. Então pedi a máquina emprestada do meu amigo Luís Costa, fui para o telhado de minha casa e filmei.  O som ambiente no vídeo é o captado na altura da filmagem, não é o mesmo do single do álbum. 
Sabido isto, a música ganha uma dimensão ainda mais especial. Esta é uma canção com vida, literalmente, lá dentro, mas também transmite uma enorme coragem e dedicação. É capaz de ser das canções mais bonitas e com mais significado que vamos ter oportunidade de ouvir este ano. Obrigada, Salvador! Felicidades para a família :)
Fiquem com a press oficial, com o vídeo e com a letra! Vemo-nos na ZDB?

PRESS Oficial:
“Novas Ocupações” é o título do álbum e será editado a 16 de Março pela Pataca Discos. Nesse mesmo dia haverá também o concerto de apresentação na Galeria Zé dos Bois (ZDB). TIPO nasceu no início de 2015 quando Salvador Menezes decidiu tirar uma semana e meia de férias para se dedicar a tempo inteiro à música. Desde então que, entre outras ocupações, foi trabalhando nas 10 faixas incluídas neste longa duração, sendo a temática principal do disco as mudanças que foi tendo na vida ao longo destes últimos 3 anos. O álbum tem co-produção de Salvador Menezes, Benjamim e Afonso Cabral (You Can’t Win, Charlie Brown) e a participação de Tomás Sousa na bateria (You Can’t Win, Charlie Brown e Minta & The Brook Trout). No terceiro single “Novos Ofícios” — depois de “Acção-Reacção” e “Jugoslávia” — TIPO mostra-nos um lado mais emotivo. Utilizando um sample do coração da sua filha para dar a pulsação, “Novos Ofícios” é uma canção etérea e enternecedora sobre a emancipação e a maternidade. Os graves que caracterizam a sua voz são postos em segundo plano, dando um maior destaque aos falsetes. O vídeo foi realizado por Salvador Menezes e tem o intuito de deixar a música respirar sem grandes distrações visuais - apenas a letra para acompanhar a canção. O álbum tem o apoio da Vodafone FM e GDA.



Saiu de casa só para mandar em si
Voltou a saber que um dia irá acertar
Fez o que não quis para deixar de lado o jeito
Trabalhou o tempo inteiro a pensar nos seus defeitos
Tomou a decisão de pedir a demissão

Vai parar de trabalhar
Aproveitar para ensinar

0 comentários