Opinião: Reload - Menos Stress, Melhor Performance, de José Soares

Reload - Menos Stress, Melhor Performance José Soares Editora: Porto Editora Sinopse: O dia a dia profissional nunca foi tão des...


Reload - Menos Stress, Melhor Performance
José Soares

Editora: Porto Editora

Sinopse: O dia a dia profissional nunca foi tão desgastante, estamos sempre online, a pressão para obter resultados aumenta constantemente e são cada vez mais as horas que dedicamos ao trabalho. Não descansamos o necessário e isso tem um custo elevado, não apenas na performance, mas também na saúde. Em Reload, José Soares aplica os conhecimentos adquiridos ao longo de vários anos no treino de atletas de alto rendimento ao ambiente empresarial e explica-nos o que podemos fazer para minimizar o stress e o cansaço. Através da fórmula dos 4 «R» da performance, o autor demonstra de que modo os princípios do desporto nos podem ajudar a ser mais produtivos, mais saudáveis e a conseguirmos um melhor equilíbrio entre as exigências profissionais e a vida pessoal e familiar.


OPINIÃO: Aqui está um livro que de tão bom já o emprestei a quem acho que também pode ajudar. Reload - Menos Stress. Melhor Performance, é um autêntico compêndio de conhecimento e práticas úteis para uma maior consciência de como funciona o nosso corpo e mente, melhorando assim a nossa qualidade de vida. José Soares, professor catedrático de Fisiologia da Universidade do Porto, compara um trabalhador num ambiente empresarial a um atleta de alta competição. Ao início, a semelhança pode parecer pouco óbvia, mas se pensarmos na translação da actividade física para a actividade mental é fácil identificar o paralelismo. 

Um dos primeiros factos que nos é apresentado é que o nosso cérebro consome 25% da glicose que ingerimos. Se pensarmos bem, é, de facto, uma quantidade considerável. Se tivermos consciência que passamos a maior parte do dia ligados a várias tecnologias diferentes e sempre online, não será difícil apercebermo-nos que impomos um stress bastante elevado ao nosso sistema nervoso. 

Dado que fui atleta de alta competição durante praticamente uma década, e dado que tenho o meu quê de auto didacta no que toca à saúde mental, a minha curiosidade com este livro levou-me a que rapidamente o lesse do início ao fim. E lê-se muito bem porque José Soares teve a perícia de o escrever para que qualquer pessoa, ligada ou não às ciências, o conseguisse perceber facilmente. Explica os conceitos fundamentais, que estão alinhados de forma incremental para que não nos escape nada. 

Com base sólida nos quatro "R"s - Recover, Refuel, Rethink e Reenergize - o autor explica-nos como é que podemos melhorar a nossa performance, não só profissional como pessoal. O desgaste do dia-a-dia deixa-nos muitas vezes desmotivados, não só para as tarefas que temos pela frente, mas até no convívio com quem nos rodeia. Saber recuperar, repor energias, repensar abordagens e reenergizar corpo e mente pode estar ao alcance de cada um. 

De hormonas a neurotransmissores, José Soares explica-nos qual o efeito de cada um e como estimular um melhor fluxo de energia. Dormir, com qualidade, é fundamental, uma boa alimentação é essencial, o exercício físico deve fazer parte do nosso quotidiano e ter pausas para reorganizar a mente é cada vez mais importante. Reload - Menos Stress. Melhor Performance, é um livro bem conseguido, acessível a qualquer público e que estimula a vontade de querermos cuidar melhor de nós mesmos. 

0 comentários