Em Março, pela Planeta: A Queda de Gondolin, de J.R.R. Tolkien

A Queda de Gondolin

J.R.R. Tolkien

304 páginas + 9 páginas com ilustrações 

PVP: 21,95€

A Queda de Gondolin, uma das histórias que o lendário J.R.R. Tolkien deixou por publicar, chega finalmente às livrarias. É a primeira história da lendária Terra Média e a percursora do Senhor dos Anéis.

LIVRO

Neste conto vamos encontrar duas grandes forças que se vão debater: Morgoth, que personifica o Mal, e Ulmo, o mais poderoso a seguir a Manwë, chefe dos Valar, que representa o Bem. No centro desta disputa entre os deuses está a cidade deslumbrante e inacessível de Gondolin. Foi construída e povoada por Noldorin Elves que, quando habitavam em Valinor, a Terra dos Deuses, rebelaram-se contra o seu domínio e fugiram para a Terra Média. Este livro foca-se na fundação desta cidade élfica, que foi construída em segredo por Turgon, rei de Gondolin, e da sua destruição pelo exército de Morgoth. O final deste conto conduz ao esboço da trama do Senhor dos Anéis.

Esta é uma obra fundamental para os amantes do universo de Tolkien e de literatura fantástica. Será a última publicação de Christopher Tolkien dos trabalhos do pai. O herdeiro do lendário escritor quis extrair a história de A Queda de Gondolin do esboço que o pai fez ao longo de anos e demonstrar a evolução da sua escrita.

Esta edição inclui nove extratextos a cores desenhados por Alan Lee, artista britânico que retrata o imaginário de Tolkien há mais de trinta anos.

AUTORES

J.R.R. Tolkien nasceu a 3 de Janeiro de 1892, em Bloemfontein, na África do Sul. Depois de ter combatido na Primeira Guerra Mundial, dedicou-se a uma ilustre carreira académica e foi reconhecido como um dos grandes filólogos do planeta. Foi a criação da Terra Média, porém, a trazer-lhe a celebridade. Autor de extraordinários clássicos da ficção, de que são exemplo O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, os seus livros foram traduzidos em mais de sessenta línguas e venderam milhões de exemplares no mundo inteiro. Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico e, em 1972, foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Oxford. Morreu em 1973, com 81 anos.

Christopher Tolkien, nascido a 21 de Novembro de 1924, é o terceiro filho de J.R.R. Tolkien. Foi escolhido pelo pai para ser o seu executor literário e, desde a morte deste, tem-se dedicado à edição e publicação das suas obras inéditas, nomeadamente, O Silmarillion e as colecções intituladas Contos Inacabados e The History of Middle-Earth. Christopher e a sua mulher, Baillie, vivem em França desde 1975.

Alan Lee é um ilustrador inglês, vencedor de vários prémios e reconhecido por seus trabalhos efectuados sob a temática da obra de Tolkien. Os seus esboços serviram para a criação dos cenários da Terra Média nos filmes produzidos por Peter Jackson.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide