Em Abril, pela Temas e Debates: EU SOU DINAMITE!: Biografia de Friedrich Nietzsche por Sue Prideaux

«EU SOU DINAMITE!» Biografia de Friedrich Nietzsche por Sue Prideaux destrói mitos sobre o poeta-filósofo «Não sou um homem, sou ...



«EU SOU DINAMITE!»
Biografia de Friedrich Nietzsche por Sue Prideaux destrói mitos sobre o poeta-filósofo

«Não sou um homem, sou dinamite!»
«Deus morreu!»
«Torna-te quem és.»
«O que não me mata torna-me mais forte.»
«A posse diminui, em geral, aquilo que é possuído.»
«As convicções são inimigas mais poderosas da verdade do que as mentiras.»
«Nunca confies num pensamento que te ocorre quando estás dentro de casa.»
«Para dar à luz uma estrela cintilante há que ter o caos dentro de si.»
«Não há factos, apenas interpretações.»

EU SOU DINAMITE! é a biografia do poeta-filósofo Friedrich Nietzsche, pela mão da historiadora da arte, romancista e biógrafa premiada Sue Prideaux, que chegará às livrarias portuguesas na quinta- feira, dia 18 de abril.
Esta biografia é destruidora de mitos. A autora mostra-nos que Nietzsche, habitualmente visto como ameaçador, é afinal um homem brilhante, excêntrico e profundamente perturbado, ao mesmo tempo que clarifica acontecimentos e pessoas que moldaram a sua vida e o seu pensamento.
Segundo a crítica internacional, esta é “uma narrativa de grande qualidade, por vezes extremamente comovente”. Partindo da educação calma e devotamente cristã de Friedrich Nietzsche, ensombrada pela morte misteriosa do pai, passando pelo filosofar solitário nas altas montanhas, até ao horror e pathos da descida final à loucura, Sue Prideaux explora a vida intelectual, emocional e espiritual do filósofo com discernimento e sensibilidade.
A obra está repleta de retratos inesquecíveis das pessoas que foram importantes para ele, como a sua irmã Elisabeth, cegamente nacionalista e antissemita, que o traiu manipulando os seus textos e pondo-os nas mãos dos nazis para serem alvo de abusos sem fim.
Morten Høi Jensen, do The Los Angeles Review of Books: «Magistral [...]. O que distingue esta biografia de Nietzsche das publicadas anteriormente é a
sua intimidade vibrante. Trocando o rigor filosófico pela presença humana, aproxima-nos mais de Nietzsche do que todas as que a precederam.»

AUTORA
Sue Prideaux, nascida em Londres em 1946, é historiadora da arte, romancista e biógrafa. Os seus livros incluem Edvard Munch: Behind the Scream, vencedor do James Tait Black Memorial Prize, e Strindberg: A Life, que recebeu o Duff Cooper Prize e integrou a lista de nomeados para o Samuel Johnson Prize.
www.sueprideaux.com

IMPRENSA
«A biografia pela qual Friedrich Nietzsche implorava desde o dia em que perdeu a razão e abraçou um cavalo numa praça de Turim em 1889. Prideaux apresenta-nos o mais apaixonado dos poetas-filósofos sob uma luz calma e firme, com resultados surpreendentes.»
John Banville, The Guardian

«Esta biografia é uma verdadeira revelação [...]. Eis Nietzsche como nunca o vimos [...]. A grande qualidade deste livro é fazer-nos assistir à edificação da sua filosofia.»
Kathryn Hughes, The Guardian

«Uma biografia exemplar [...]. Nietzsche emerge das névoas da ignorância e do rumor, numa evocação vívida [...] Um retrato atento e escrupuloso.»
Parul Seghal, The New York Times

«Um retrato verdadeiramente original de Nietzsche e extremamente bem escrito».
Antony Beevor

«Este relato vibrante da vida de Friedrich Nietzsche é um retrato profundo do filósofo e uma apreciação objetiva da sua obra [...]. Nietzsche preocupou-se em não ser mal interpretado nem mal utilizado; o facto de o ter sido, e de ainda o ser, sublinha o valor de interpretações lúcidas como a que se encontra neste livro.»
The New Yorker

«Diversificada e sensível [...]. Uma biografia acessível de um homem habitualmente visto como ameaçador.»
The Economist

«Uma narrativa de grande qualidade, por vezes extremamente comovente, sobre um homem que procurou alcançar a grandeza intelectual e analisou as condições para a sua consecução.»
Jonathan Derbyshire, Financial Times

«Magistral [...]. O que distingue esta biografia de Nietzsche das publicadas anteriormente é a sua intimidade vibrante. Trocando o rigor filosófico pela presença humana, aproxima-nos mais de Nietzsche do que todas as que a precederam.» Morten Høi Jensen, The Los Angeles Review of Books

«Se alguma vez existiu uma biografia de Nietzsche para todos os leitores, será esta [...] Prideaux, uma guia determinada e afável, não nos deixa ficar na dúvida que o seu frágil, espontâneo e irascível biografado foi uma das pessoas mais extraordinárias que jamais existiram.»
Leo Robson, The Evening Standard

«Uma biografia extraordinária e reabilitadora de um homem de quem se popularizou uma história de vida que não lhe faz justiça.»
Hugo Rifkind, The Times (Londres)

«O estilo virtuoso e o talento narrativo de Prideaux propõem uma abordagem muito mais ampla à vida e ao pensamento de Nietzsche, estabelecendo um novo padrão para o género biográfico.»
Maria Dimitrova, Bookforum

0 comentários