Em Junho, pela Objectiva: Feminismo para os 99% - Um manifesto, de Nancy Fraser, Tithi Bhattacharya Cinzia Arruzza

Feminismo para os 99% - um manifesto De Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser Objectiva ISBN: 978-989-665-824-3 13...


Feminismo para os 99% - um manifesto
De Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser

Objectiva
ISBN: 978-989-665-824-3
134 pp.
PVP: 11,90 €

Nomeado um dos «Livros mais aguardados de 2019» pela revista Vogue

LIVRO
Habitação a preços incomportáveis, salários no limiar da sobrevivência, saúde privatizada, educação pública negligenciada, horários laborais exigentes, alterações climáticas com consequências catastróficas. A crise que vivemos hoje é transversal a toda a sociedade e os seus efeitos - políticos, sociais e ambientais - têm um impacto brutal e imediato na vida de 99% da população, com particular gravidade para as mulheres.
No entanto, a actual agenda feminista, em vez de difundir medidas verdadeiramente emancipadoras para todas as mulheres, tem preferido concentrar-se na obtenção de maior representatividade das mulheres nos quadros das grandes empresas, reclamando ainda mais poder e vantagem para uma minoria elitista e acomodada. Para resolver uma crise global, não podemos deter-nos nos problemas de apenas 1% da população.
É, por isso, urgente um novo feminismo. Este manifesto tem por objectivo resgatar o verdadeiro propósito das lutas feministas e orientá-las para uma reorganização total da sociedade que beneficie, de facto, a maioria da população.
Porque as mulheres estão na linha da frente dos efeitos devastadores das alterações climáticas, da austeridade, da gentrificação, da exploração laboral, da exaustão de recursos, da financeirização e da privatização das infraestruturas sociais, este é um manifesto em defesa das vidas dos 99%: um manifesto feminista.
Por uma sociedade que coloque as pessoas no topo da sua lista de prioridades, Feminismo para os 99% - um manifesto é uma leitura obrigatória na luta por um mundo melhor e mais justo.

AUTORAS
Cinzia Arruzza foi uma das principais organizadoras da Marcha Internacional das Mulheres nos Estados Unidos. Além de professora de Filosofia na New School for Social Research, é ainda membro do colectivo editorial Viewpoint Magazine.
Tithi Bhattacharya é professora e directora do departamento de Estudos Globais na Universidade de Purdue. Foi, com Cinzia Arruzza, uma das principais organizadoras da Marcha Internacional das Mulheres nos Estados Unidos e faz parte do comité editorial do periódico International Socialist Review.
Nancy Fraser é professor de Filosofia e de Política na New School for Social Research. Umas das maiores apoiantes da Marcha internacional das Mulheres, é dela a expressão «feminismo para os 99%».

0 comentários