Em Junho, pela Objectiva: Feminismo para os 99% – Um manifesto, de Nancy Fraser, Tithi Bhattacharya Cinzia Arruzza

Feminismo para os 99% – um manifesto

De Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser

Objectiva

ISBN: 978-989-665-824-3

134 pp.

PVP: 11,90 €

Nomeado um dos «Livros mais aguardados de 2019» pela revista Vogue

LIVRO

Habitação a preços incomportáveis, salários no limiar da sobrevivência, saúde privatizada, educação pública negligenciada, horários laborais exigentes, alterações climáticas com consequências catastróficas. A crise que vivemos hoje é transversal a toda a sociedade e os seus efeitos – políticos, sociais e ambientais – têm um impacto brutal e imediato na vida de 99% da população, com particular gravidade para as mulheres.

No entanto, a actual agenda feminista, em vez de difundir medidas verdadeiramente emancipadoras para todas as mulheres, tem preferido concentrar-se na obtenção de maior representatividade das mulheres nos quadros das grandes empresas, reclamando ainda mais poder e vantagem para uma minoria elitista e acomodada. Para resolver uma crise global, não podemos deter-nos nos problemas de apenas 1% da população.

É, por isso, urgente um novo feminismo. Este manifesto tem por objectivo resgatar o verdadeiro propósito das lutas feministas e orientá-las para uma reorganização total da sociedade que beneficie, de facto, a maioria da população.

Porque as mulheres estão na linha da frente dos efeitos devastadores das alterações climáticas, da austeridade, da gentrificação, da exploração laboral, da exaustão de recursos, da financeirização e da privatização das infraestruturas sociais, este é um manifesto em defesa das vidas dos 99%: um manifesto feminista.

Por uma sociedade que coloque as pessoas no topo da sua lista de prioridades, Feminismo para os 99% – um manifesto é uma leitura obrigatória na luta por um mundo melhor e mais justo.

AUTORAS

Cinzia Arruzza foi uma das principais organizadoras da Marcha Internacional das Mulheres nos Estados Unidos. Além de professora de Filosofia na New School for Social Research, é ainda membro do colectivo editorial Viewpoint Magazine.

Tithi Bhattacharya é professora e directora do departamento de Estudos Globais na Universidade de Purdue. Foi, com Cinzia Arruzza, uma das principais organizadoras da Marcha Internacional das Mulheres nos Estados Unidos e faz parte do comité editorial do periódico International Socialist Review.

Nancy Fraser é professor de Filosofia e de Política na New School for Social Research. Umas das maiores apoiantes da Marcha internacional das Mulheres, é dela a expressão «feminismo para os 99%».

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide