Sugestões de Natal, por João Morales: O Despertar de Cthulhu, de H. P. Lovecraft

O Despertar de Cthulhu

H. P. Lovecraft (ilustrações de François Baranger)

Saída de Emergência

72 págs

27,70 euros

O ambiente e o estilo remetem imediatamente para o universo do autor: «Se afirmar que a minha imaginação, um pouco extravagante, concebeu imagens simultâneas de um polvo, de um dragão e de uma caricatura humana, não estarei a ser infiel ao espírito do objecto. Uma cabeça carnuda e tentaculada encimava um corpo escamoso e grotesco com asas rudimentares, mas era o aspecto geral, na sua totalidade, que o tornava mais chocante e assustador. Atrás da figura, estava uma vaga sugestão de um fundo arquitectural ciclópico».

Este é um dos contos fundamentais de H. P. Lovecraft, texto seminal na construção de toda a sua iconografia, e demonstração superior da sua capacidade de prender o leitor ao livro, ao mesmo tempo que o suga para o seu interior, obrigando-o a conviver com as horrendas e minuciosas descrições que definem a verosimilhança da escrita de um dos pais da literatura de terror.

Francis Thurston encontra nos documentos herdados do seu tio-avô diversas referências a um culto ancestral que envolve criaturas terríficas, sacrifício, artistas acossados pela loucura após contacto com seres inclassificáveis e uma horda de seguidores de um deus pagão, adormecido e paciente, cuja eclosão poderá estar eminente.

O tom da narrativa é convincente, fornecendo-a pausada e bem articulada, emergindo o leitor num mundo fantasmagórico que ganha espessura a cada voltar de página, explorando a auto-sugestão e a imaginação, dando uso às capacidades literárias e narrativas de Lovecraft. Intenso nas descrições, sem descurar espaço para cada um visionar a sua própria aventura, possuidor de uma cadência ritmada que assegura uma leitura compulsiva e recompensadora.

Esta edição da Saída de Emergência para O Despertar de Cthulhu (conto escrito em 1926 e publicado dois anos depois) apresenta-se num formato de álbum (26,2 cm x 35 cm) com capa dura e eficazes ilustrações da autoria de François Baranger (artista com ampla experiência no mundo do cinema e dos videojogos), autonomizando o conto numa peça de colecção, ideal para os apreciadores deste autor conservarem em grande destaque um dos textos axiais da literatura de horror de todos os tempos.

João Morales

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide