Sugestões de Natal, por João Morales: Sarah Affonso – Os Dias das pequenas Coisas, de Emília Ferreira

Sarah Affonso – Os Dias das pequenas Coisas

Emília Ferreira (apresentação)

Tinta-da-China

208 págs

32,90 euros

Este álbum ilustrado, publicado em conjunto com a exposição homónima, patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea até 22 de Março de 2020, lança uma luz que tardava sobre a figura de uma artista que abdicou de o ser, deixando-se permanecer na sombra avassaladora do seu marido, José de Almada Negreiros.

Em comum com o autor de “Cena do Ódio”, a variedade de suportes a que recorreu para registar a sua criatividade. Quer seja no desenho, na pintura, nos bordados, na ilustração, nas suas peças em azulejo, a fixação e decomposição da tradição, aliadas a cenas da vida familiar, permitiram-lhe explorar os seus dons, chegando até a aventurar-se em outros domínios, como a arquitectura paisagista e o design de interiores, áreas que foi desenvolvendo na sua própria casa de Bicesse.

«As circunstâncias da sua vida e o facto de nunca ter tido uma única encomenda de pintura (conhecido desabafo de fim de vida) levaram-na ao abandono desta área da criação, o que sempre lamentou, mas que assumiu conscientemente, optando por uma vida de cuidadora», como escreve Emília Ferreira, directora do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

A linguagem de Sarah Affonso acompanha a modernidade na qual estava inserida, executando técnicas e materiais modernos, embora no âmago do seu imaginário, ao nível dos motivos, da figuração, do simbolismo, prevaleça uma cultura tradicional que transporta consigo mesma a memória viva das raízes da artista e, simultaneamente, a carga telúrica que a evocação de padrões, elementos cénicos ou personagens pode conter.

Uma elucidativa fotobiografia, preenche a parte final deste livro, acompanhando as imagens com diversas referências elencadas cronologicamente, tornando-se num auxílio fundamental para melhor compreendermos o percurso, as opções e a evolução do enquadramento desta artista.

João Morales

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide