BRAN MORRIGHAN - Sofia Teixeira

Fotografia Marta Banza, Julho 2016
Olá olá! O meu nome é Sofia Teixeira, tenho 29 anos e sou a cara por trás do BranMorrighan desde 13 de Dezembro de 2008. Encontro-me neste momento a tirar um doutoramento em Engenharia Informática, com aplicação na microbiologia e em redes sociais, e a dar aulas no Instituto Superior Técnico. Também joguei basquetebol durante mais de uma década, mas há uns tempos deixei para dar novo fôlego aos projectos que quero ver realizados através deste pequeno espaço. Entretanto, comecei a colaborar oficialmente com a Omnichord Records em promoção/management das suas bandas (www.omnichordrecords.com)! No início de 2017 comecei também a colaboração em termos de relações públicas e comunicação com a Oh Lee Music! Não me posso queixar de ter uma vida parada :) 

No BranMorrighan podem encontrar centenas de opiniões de livros, de discos, outras tantas de entrevistas e ainda um bocadinho do meu dia-a-dia na secção dos Diários de Bordo. Normalmente o que distingue os artigos no BM de outros sites e blogues do mesmo género, é a forma pessoal, directa e frontal com que encaro cada uma das experiências. O toque pessoal tem sido cada vez mais apontado como o ponte forte dos artigos aqui publicados e assim pretendo que continue. Fora tudo o que já disse, também gosto de fotografar, principalmente a preto e branco e em ambiente de concerto numa sala mais familiar. O desafio é corresponder a tudo sempre de sorriso no rosto e tentando não me deixar engolir pelos buracos negros que são as caixas de mail.

Nos últimos quatro anos, graças ao blogue, tenho feito curadorias em locais como o Musicbox, Maus Hábitos, O Bom o Mau e o Vilão, Casa Independente, entre outros. Desde concertos a eventos literários, passando pela edição de uma obra literária, a convite da Livros de Ontem - Desassossego da Liberdade. Esta obra organizada por mim e editada pela Livros de Ontem conta com a participação do jovem talentoso artista João Pedro Fonseca na capa e com textos de Manuel Jorge Marmelo, Carla M Soares, Nuno Nepomuceno, Noiserv, entre outros, incluindo cinco novos talentos. O apoio à divulgação de novos talentos, sejam literários, musicais ou artistas plásticos é um dos maiores objectivos e orgulhos deste blogue.

Desde 2012 que a cada ano o aniversário do blogue tem contado com um ilustrador convidado, tendo o primeiro sido o Afonso Cruz, seguindo-se o João Pedro Fonseca, Marta Banza e Mara Mures.

De todas as colaborações em que já participei, destaco a revista Bang!, a revista Gerador e ainda as entrevistas a João Tordo, Valter Hugo Mãe e Tiago Salazar para o programa de televisão Contentor 13. Certamente que me estou a esquecer de muitos, não me levem a mal, mas com quase 9 anos de blogue seria impossível colocar aqui tudo. Neste percurso, o apoio de editoras como a Bertrand Editora, Porto Editora, Editorial Presença, Editorial Planeta Portugal, Penguin Random House Grupo Editorial, Quetzal, Grupo 20|20, 1001 Mundos, Quinta Essência, entre outras, tem sido fundamental, tal como as boas relações estabelecidas com os principais promotores de música nacional.

Qualquer interesse em estabelecer uma parceria ou mostrar um projecto, basta que enviem mensagem para branmorrighan[at]gmail.com Peço-vos que não usem, por favor, as caixas de mensagens do Facebook, que tornam tudo muito caótico. Relembro que podem acompanhar tudo em tempo real aqui: https://www.facebook.com/blogbranmorrighan/



Extras
O meu trabalho de investigação pode ser seguido aqui:
Research Gatehttps://www.researchgate.net/profile/Andreia_Teixeira8/
Google Scholar:  https://scholar.google.com.au/citations?user=hk3GDWIAAAAJ

Encontro-me neste momento a colaborar com o Música em DX onde podem ir consultando os meus artigos aqui: http://www.musicaemdx.pt/tag/sofia-teixeira/

Também tenho um pequeno espaço no Fenther.Net onde podem ir encontrando algumas opiniões dos livros que mais gostei nos últimos anos: http://www.fenther.net/livros%20Morrighan.html

Já agora para o perfil "profissional": https://pt.linkedin.com/in/asofiateixeira

Fotografia Vera Marmelo Janeiro 2015

Julho 2016 - Fotografia Nuno Capela