[Divulgação] Booktailors e Goethe-Institut apresentam 1.ª edição Festival Afinidades Electivas

Nos dias 28, 29 e 30 de Junho, no Goethe-Institut de Lisboa e na Biblioteca Municipal de Oeiras, realiza-se a primeira edição do Afinidades Electivas, um festival dedicado às literaturas e culturas portuguesa e de expressão alemã, que reúne, em torno da mesma mesa, mais de uma dezena de autores de língua portuguesa e alemã.

Durante três dias, escritores portugueses juntam-se a escritores de expressão alemã, num encontro que pretende aproximar as literaturas e as culturas de dois espaços geográficos distantes apenas fisicamente.

Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso, Joana Bértholo, Manuel Alegre, Sandro William Junqueira e Teolinda Gersão são os nomes nacionais que, a par de Abbas Khider, Arezu Weitholz, Olga Flor, Olga Grjasnowa, Stephan Thome e Ursula Krechel, irão mostrar como ambas as culturas partilham semelhanças e referências comuns que as unem, num momento em que se exacerbam as diferenças entre o Norte e o Sul da Europa.

Do programa constam seis mesas de debate, que juntam um autor português e um autor de expressão alemã, sobre os temas, os livros e as memórias que unem duas tradições culturais aparentemente distantes.

Às mesas de discussão dos autores acresce outra componente do festival: a do Encontro Profissional de Edição, vocacionado para profissionais da área. Esta componente da manhã de sábado, dia 29, traz a Lisboa Petra Hardt, representante de uma das mais importantes casas editoriais alemãs, a Suhrkamp Verlag, e Bernd Zabel, do departamento de literatura e apoio à tradução da sede do Goethe-Institut, em Munique.

Como Goethe disse um dia, «falar é uma necessidade, escutar é uma arte». Por isso mesmo, este festival pretende ser o local onde se encontram a necessidade de comunicar e afirmar a nossa singularidade com a arte de descobrir o Outro e a relação que nos une. Sendo um festival falado a duas línguas, será disponibilizado, em todas as mesas e espaços do festival, um serviço de tradução simultânea.

O festival Afinidades Electivas resulta de uma organização conjunta entre a Booktailors — Consultores Editoriais e o Goethe-Institut de Lisboa.

Sobre a Booktailors

A Booktailors — Consultores Editoriais dedica-se em exclusivo à consultoria na área do livro desde 2007. Criou e gere o Blogtailors, considerado a principal plataforma em linha de discussão do livro e do sector editorial. Gere também a Bookoffice, a única agência literária em Portugal. É organizadora de diversos eventos ligados à área do livro, tais como o Festival Literário da Madeira, a Feira do Livro de Lisboa, o Festival Literário de Castelo Branco, a presença portuguesa na Feira Internacional do Livro de Bogotá (Colômbia), o LeV — Literatura em Viagem, entre outros.

Sobre o Goethe-Institut

O Goethe-Institut promove o conhecimento da língua alemã no estrangeiro e fomenta a colaboração cultural a nível internacional, transmitindo uma visão abrangente da Alemanha através de informações sobre a vida política, social e cultural alemã. Em Portugal, o Goethe-Institut contribui para a preservação da diversidade cultural na Europa e promove a descoberta de semelhanças entre os vários países. Esta tarefa é sempre feita em estreita colaboração com os parceiros portugueses e com os Institutos Culturais de outros países europeus.

Consulte também a página de Facebook do evento, onde pode encontrar toda a informação actualizada, em [https://www.facebook.com/AfinidadesElectivas].

Programahttps://dl.dropboxusercontent.com/u/1100101/Programa.pdf

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide