Opinião: Ratos e Homens de John Steinbeck

Ratos e Homens

John Steinbeck

Editora: Livros do Brasil

Sinopse: Publicado em 1937, “Ratos e Homens” conta a história de dois pobres diabos, George e Lennie, que vivem de trabalhos episódicos e sonham com uma vida tranquila, com a hipótese de arranjar uma quinta em que possam dedicar-se à criação de coelhos. George é quem lidera, é aquele que toma as decisões e protege o seu amigo, sem no entanto deixar de depender da amizade e da força de Lennie. Este é um gigante simpático, dotado de um físico excepcional, mas mentalmente retardado. E ambos acabam por envolver-se em mil e uma complicações, quando, no rancho onde finalmente encontram trabalho, a mulher do patrão entra em cena…

Adaptado ao teatro, e várias vezes ao cinema, “Ratos e Homens”, que na verdade constitui uma fábula sobre a amizade e o sonho americano, é uma obra-prima da literatura realista, e um dos mais importantes romances de John Steinbeck, servido em português pela notável tradução do escritor Erico Veríssimo.

Opinião: John Steinback é mundialmente conhecido há décadas. Ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1962 e pelo menos desde então, o seu nome jamais desapareceu dos círculos literários. Com 25 anos, eu ainda não tinha lido uma única obra deste senhor, o que reconheço que era sem dúvida uma falha e uma ofensa gigantes. No meu aniversário um grande amigo meu ofereceu-me Ratos e Homens e mal tive oportunidade peguei nele.

É um livro que se lê num único dia, em poucas horas, mas nem por isso é um livro que nos desapareça da memória facilmente. A história que nos conta é simples, mas dura e um pouco agressiva para quem possa ser mais sensível. Provoca no leitor uma tal miríade de sentimentos que ficar indiferente é algo impossível.

Os protagonistas facilmente nos deixam a sua marca. A escrita de John Steinback é crua e realista, levando o leitor a sentir-se de coração apertado imensas vezes. “Curto e grosso” foi o estilo que o autor adoptou nesta obra de tom trágico e que sinceramente me surpreendeu pela positiva. Uma obra complexa na sua simplicidade que me deixou com imensa vontade de ler mais obras suas. Certamente não ficarei por aqui, gostei.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Unknown
Unknown
10 anos atrás

Por favor, no título do post corrija o apelido do autor.
Obrigada 🙂

Morrighan
Morrighan
10 anos atrás

Maria Helena, obrigada eu! Estas distrações deixam-me fula. Obrigada pelo aviso!

Um beijinho e boas leituras!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide