[Música] O Abominável lança o seu álbum de estreia “Enteléquia”

O ABOMINÁVEL

O Abominável é uma banda de Rock Alternativo formada no Porto em 2011 por João Losa (guitarra), Rui Correia (bateria), Vítor Pinto (voz), Leonardo Rocha (guitarra), David Félix (baixo).

Em 2012 lançaram o single “Nada Passa Sem Ficar” retirado do EP “Que só o Amor me Estrague” – lançado no ano seguinte – com várias datas de apresentação, incluindo Lisboa e Porto. Com lançamento de EP e de uma versão remixada do mesmo – e entre a participação no Festival Termómetro e um concerto especial no palco JN do Festival Paredes de Coura – o grupo começou a preparar as canções do primeiro álbum intitulado “Enteléquia”.

O disco revela várias influências que se estendem além Rock e buscam por si um ser próprio. O processo de produção, captação e mistura foi desenvolvido no estúdio O Silo e conta com as participações de Elísio Donas (Ornatos Violeta), Maze (Dealema), Nelson Graf Reis (Blackjackers) e Francisco Rua.

O álbum terá lançamento digital a 29 de Setembro e o single “Fleuma” será previamente disponibilizado.

“Enteléquia”

Edição de autor, 2014

1. Enteléquia

2. Fleuma

3. Real Demais Para Existir

4.Rasto

5. Palavra do Eu

6. Um Circo e Tu

7. Mónade

8. Calíope

9. Corda

Participações:

André “Maze” Neves (voz/rap) – na faixa 9;

Elísio Donas (teclados) – nas faixas 2, 5, 6, 8 e 9;

Francisco Rua (violoncelo) – nas faixas 1 e 2;

Nelson Reis (violino) – nas faixas 1 e 2

Produzido por Davide Lobão

Captado e Misturado por Davide Lobão e Hélder Bernardo no estúdio O Silo, Porto

Masterizado no Sage Audio, Nashville, Tennessee

Artwork por Vítor Pinto

Fotografia de capa por Raquel Lemos

SOBRE O ÁLBUM

“Enteléquia, o nome do álbum de estreia do grupo portuense O Abominável, é muito mais que a soma das partes, neste caso as nove faixas que compõem o disco. Há um inegável efeito sinergético, resultado de uma encadeação engenhosamente planeada onde cada pormenor assume-me como sendo imprescindível para alcançar o próximo passo e o tão esperado resultado final. Tal como a água a escorrer pelo corpo, a música d’O Abominável em Enteléquia tem a facilidade de se adaptar e transformar, movendo-se suavemente em movimentos progressivos e não circulatórios. 

Há nele uma mixórdia de influências. Influências que aprenderam a coexistir num universo e a compartilhar espaço transformando-se em algo próprio e paralelo. As guitarras sonhadoras, atmosféricas mas incisivas são acompanhadas por uma secção rítmica inteligente e bastante familiar com o conceito de dinamismo, não tendo medo de fazer uso dele. A cereja no topo do bolo chega em forma de palavras com declarações tão inusitadas como “Não quero que a morte seja um favor” ou “Lá em cima há quem nos queira chamar por cima de nós e bem por baixo de nós.”

A filosofia aristotélica diz-nos que enteléquia é a realização plena e completa de uma tendência, potencialidade ou finalidade natural, concluindo um processo transformativo de todo e qualquer ser animado ou inanimado do universo. É o ser em acto, isto é, plenamente realizado, em oposição ao ser em potência, exactamente aquilo que O Abominável comprovam com este trabalho de estreia.”

– Tiago Moreira (colaborador da Terrorizer, Roadie Crew, MUSIC&RIOTS, etc.)

Páginas Oficiais:

Facebook 

Bandcamp 

Youtube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide