[Divulgação] O Baú Contador de Histórias – para crianças precoces e adultos infantis, de Tiago Salazar

O Baú Contador de Histórias

Tiago Salazar

Edição/reimpressão: 2014

Páginas: 92

Editor: Nova Delphi

ISBN: 9789897470264

Fiel depositário de um legado que distinguiu momentos efervescentes da vida sociopolítica nacional, a prosa cáustica de Tiago Salazar encontra em Vasco de Castro, insigne cartoonista, a mão visível da alquimia: torna belo o grotesco.

LIVRO

Com 13 anos, Noé sonha ser estadista. Com a ousadia de quem, antes de se governar, aspira a liderar um povo, o jovem Noé submete-se a um ritual de iniciação: a subida ao sótão, território de ancestrais mistérios. No sótão, o inverosímil acontece. À boa maneira de Xerazade, Noé redime do degredo um baú que se revela exímio a contar histórias. Inspirado n’ As Aventuras do João Sem Medo, a metamorfose do baú e as viagens de Noé consagram o desembarque de Tiago Salazar no terreno fértil da tradição satírica. Do baú irrompe um dilúvio de foliões, membros de uma trupe imaginária que domina um país feito sótão. Destacam-se, no cortejo, homens das “máquinas partidárias”, políticos que sofrem de reforma antecipada – quiçá pelo desgaste de tantas ejaculações à boca das urnas -, escritores leais à bênção da “velha senhora”, jovens rapazes versados em epopeias contra a inclitoriana geração, padres empenhados em trocar as escrituras por miúdos e um vidente que só não adivinhou a sua necessidade de viver longe dos homens, entre outras figuras mais ou menos púbicas.

AUTOR

Tiago Salazar nasceu em Lisboa, em 1972. Formou-se em Relações Internacionais e estudou Guionismo e Dramaturgia em Londres. Trabalha como jornalista desde 1991, actualmente como freelancer. Venceu o prémio Jovem Repórter do Centro Nacional de Cultura, em 1995. Publicou quatro livro de viagens: Viagens Sentimentais (2007), A Casa do Mundo (2008), As Rotas do Sonho (2010), Endereço Desconhecido (2011) e o diário íntimo Hei-de Amar-te Mais (2013). Guia de “Viagens de Autor” e formador de Escrita e Literatura de Viagem, idealizou e apresentou o programa Endereço Desconhecido, da RTP2, o qual deu origem à obra Crónica da Selva (2014).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide