[DESTAQUE] D’ALVA – #Batequebate, nos Portugal Festival Awards

Fotografia por Timm Ziegenthaler

O que começou com e como Alex D’Alva Teixeira e viu nascer o E.P. “Não é um projecto” produzido por Ben Monteiro tornou-se em algo maior. A colaboração dos dois artistas que inicialmente daria fruto a um longa duração em nome próprio, tornou-se um reflexo da relação que partilham e rapidamente isso se fez sentir não só na produção mas na escrita das canções que agora compõem #batequebate e sentiram necessidade de as albergar sob o nome colectivo “D’ΛLVΛ”.

A Pop que os D’ΛLVΛ oferecem tem sido apelidada de “fresca”, sendo que os mesmos não sentem ter inventado nada de novo, apenas trabalhado com a seriedade que as canções merecem, e divertindo-se bastante durante o processo, para chegar a um resultado totalmente descomprometido mas honesto, e no mínimo eclético, esperando que as suas canções sejam ouvidas pelo que são, e não sob qualquer tipo de filtro ou preconceito, pois foi assim que foram criadas: “livres leves e soltas”.

Se, ao escutarmos o alinhamento final de #batequebate, percebemos que é entre muitas coisas uma viagem no universo da Pop, viagem essa que começa nos anos 80, passa pelos anos 90, e chega até aos dias de hoje, a mesma é feita ao contrário:

“Não fomos aos anos 80 e 90, trouxemo-los para hoje. Não foi algo propositado ou pensado, foi espontâneo, assim como a postura que D’ΛLVΛ tenta manter de fazer as coisas “porque sim”, e a etiqueta Pop é elástica o suficiente para albergar o “mash-up” contínuo que é a sua música.”

O único aspecto intencional foi o de deixar vir ao de cima elementos da música portuguesa contemporânea, assim como brasileira e africana que, no fundo, fazem parte do legado cultural e familiar do duo, e que fosse um disco tão descomprometido como seriamente divertido.

À tradição e herança na construção de canções Pop de Ben Monteiro que cresce a ouvir exclusivamente rádio dos anos 80, junta-se o “A.D.D.” frenético e tão característico da geração de agora, de Alex D’Alva Teixeira que cresce a ouvir MP3, e que está em constante busca de novas expressões musicais, e desse gap geracional resulta #batequebate (sim com # e tudo).

Um disco que junta dentro de si uns hooks certeiros de um Michael Jackson, passando por uns destemidos Da Weasel no seu auge, até à intimidade densa de um James Blake, tudo em português, e tudo com uma textura sónica de retalhos, mas que se quis própria, no fundo um reflexo dos dias de hoje.

Direccionado para ser “dançado” ao vivo, e escutado sem preconceitos, serve-se melhor “fresco”.

D’ΛLVΛ actuam hoje no Portugal Festival Awards e são um dos candidatos a Artista Revelação. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide