[6 Anos Blogue Morrighan] A Prenda Especial da Vera Marmelo

http://v-miopia.blogspot.pt/

http://www.branmorrighan.com/search/label/Vera%20Marmelo

Para mim dispensa apresentações. É um facto que ninguém pode negar – a Vera Marmelo, independentemente de todas as suas outras ocupações como a engenharia ou a corrida, é das fotógrafas mais talentosas deste mundo. E não, não é um exagero afirmar tal. Quem acompanha o seu trabalho vai-se apercebendo que também lá fora, no estrangeiro, artistas e publicações já despertaram para o seu talento.

A Vera é daquelas pessoas que cativa não só por si mesma, mas também através do que fotografa. Tem uma visão do que a rodeia que torna tudo mais rico. O seu optimismo transparece na maioria das suas fotografias, mas também o pormenor, a solidão e uma certa contemplação fazem parte do cardápio. Claro que tudo isto é redutor quando comparado com a qualidade das imagens e do olho clinicamente artístico da Vera. Sou fã do seu trabalho, da alegria e paixão com que o faz, é uma autêntica inspiração não só como fotógrafa como também como ser humano.

Com os 6 anos do Morrighan, enviei um mail a umas quantas pessoas às quais queria agradecer, de forma simbólica, o facto de terem marcado o meu 2014, por o terem tornado melhor. É verdade que é impossível separar a Sofia do blogue da Sofia engenheira/desportista/professora/aluna/etc., mas hoje em dia sinto que o blogue se tornou numa espécie de identidade que realmente me liga a pessoas extraordinárias e que, mesmo que essas pessoas não dêem conta, o blogue também se torna muito delas. É boa a sensação. 

Recebi várias respostas e várias demonstrações: alguns quiseram oferecer livros, outros discos, outros enviaram mensagens, mas a resposta da Vera, não desfazendo as outras, deixou-me “wooooow”: «posso fazer-te um retrato? 🙂» Como poderia recusar? Ainda estávamos em Dezembro, mas esse mês, a nível pessoal, não foi para esquecer, mas quase, e só na passada Quinta-feira consegui ir ter com a Vera. Sabem aquele dia possivelmente mais frio do ano, em que o novoeiro não deixava ver nada, estavam perto de 0ºC, etc? Pois foi nessa mesma manhã. Depois de uma hora de trânsito e uma pilha de nervos, ainda não eram 9h quando sou recebida já com grande energia pela Vera, na zona do Parque das Nações. A minha disposição mudou logo e a partir daí as fotografias falam por si. O gelo ficou mesmo apenas como paisagem, que as fotografias saíram bem calorosas de expressão. 

Não me achando feia, mas também não me acho particularmente bonita e muito menos com pinta do modelo, não é disso que se trata: ao olhar para mim através dos olhos da Vera senti que ela realmente consegue captar o que mais de bonito as pessoas têm. Adoro as suas fotografias de concerto, mas também os seus retratos são muito particulares. Quando falo de música ou de fotografias ligadas à música com outras pessoas, refiro sempre a Vera e costuma ser da praxe dizer “fogo, ser fotografado pela Vera é grande privilégio!”. Ora, a generosidade da Vera levou a que esse privilégio e honra fossem agora meus. Desculpa Vera, pelo testamento, mas mereces toda a gratidão! <3 p="">

Mas vamos então ao resultados! A Vera publicou no seu maravilhoso blogue, duas das fotografias e podem vê-las aqui:

https://branmorrighan.com/2015/01/sofia.html

Deixo-vos com mais algumas cujo clique para mim foi automático: 

Mais uma vez, querida Vera Marmelo, muito obrigada! É uma honra estar tão bem acompanhada na tua colecção de retratos! 

PS: Dei-me à liberdade de deixar aqui uma banda sonora imaginária, só porque gosto realmente muito da música!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vera marmelo
vera marmelo
9 anos atrás

🙂 *

isto é old school. n é? deixar comentários na caixa dos blogs. mas.. já que celebramos o aniversário do teu, aqui fica. um grande beijinho e o obrigada por tão bonita manifestação de amizade.

ficam as palavras para o nosso café, a combinar.

Morrighan
Morrighan
9 anos atrás

Eheheh, epah, dizem que sim, mas gosto muito quando deixam.

Obrigada eu 🙂

Havemos de combinar sim. Quero muito ir ter o Rui com o Tó, a ver se no vemos por lá, se fores :))

Grande beijinho <3

vera marmelo
vera marmelo
9 anos atrás

vou sim! como perder o encontros daqueles dois!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide