Em Maio, pela Companhia das Letras: Dias Perfeitos, de Raphael Montes

Dias Perfeitos

Raphael Montes

Edição/reimpressão: 2015

Páginas: 336

Editor: Companhia das Letras

ISBN: 9789898775382

«Bem…», ela disse, mordiscando a borda do copo, «ao menos você bebe. Costumam dizer que pessoas que não bebem são perigosas… Sinal de que você não é perigoso.»

LIVRO

Téo tem 23 anos, estuda medicina e é vegetariano. De natureza solitária e introvertida, é contrariado que aceita ir a um churrasco, instigado pela mãe, paraplégica, de quem se ocupa quando não está a dissecar cadáveres nas aulas. Aí, conhece Clarice, uma jovem estudante de História de Arte que sonha tornar-se guionista de cinema. E apaixona-se. Vicia-se naquela rapariga rebelde, tão diferente das outras, tão livre. 

Mas Teo não é apenas um tímido estudante de Medicina. A sua loucura vai-se insinuando na narrativa através de um perfeito e profundo desdém e egoísmo plenamente justificados pelos fins que pretende alcançar. E a insistência de Téo em rever Clarice e conhecê-la melhor, transforma-se numa perturbante perseguição, primeiro, numa verdadeira descida aos infernos, depois – baseada em Dias Perfeitos, o nome do guião que a jovem está a escrever. 

Sedada e imobilizada, Clarice transforma-se numa prisioneira da obsessão calculista e fria de Teo, uma mente obsessiva e doentia que arrasta o leitor, a um ritmo electrizante, para o core de uma narrativa angustiante e paranóica. Onde a normalidade se suspende, é aí que Raphael Montes impressiona e surpreende num dos melhores thrillers escritos em português dos últimos anos.

AUTOR

RAPAHEL MONTES nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. Advogado e escritor, é também «uma estrela em ascensão» no panorama literário brasileiro. Estreou-se aos 20 anos com SUICIDAS, publicado pela editora brasileira Saraiva em 2012, um policial tão intrigante e surpreendente que o levou às listas de finalistas dos prémios Benvirá de Literatura 2010, Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional, e São Paulo de Literatura 2013.

Grande apaixonado pela literatura policial e noir, Raphael Montes tem uma coluna semanal sobre o tema no Jornal do Brasil e foi recentemente convidado a participar numa antologia de policiais ao lado de nomes como Rubem Fonseca e Lygia Fagundes Telles. 

DIAS PERFEITOS será brevemente adaptado ao cinema.

IMPRENSA

«Eu sempre acreditei que o suspense fosse um género estranho a nós, habitantes dos trópicos, donos de uma herança portuguesa, índia, negra e católica. A perversidade de Stephen King, no Brasil, soaria sempre estrangeira, tão falsa quanto um filme mal dobrado. Raphael Montes me convenceu do contrário. Em DIAS PERFEITOS, seu herói assassina, disseca, dopa e perverte em lugares tão familiares quanto a serra fluminense e a bucólica Ilha Grande. É como se Marquês de Sade tivesse morrido numa banheira de hidromassagem em Copacabana. 

Raphael Montes é uma revelação de escritor, dono de uma mente corrompida, cruel, jovem e fascinante.»

Fernanda Torres, actriz e escritora

«Revelação da literatura policial brasileira, Raphael Montes lança romance com tiragem elevada, colhe elogios e vende direitos para cinema.»

Folha de S. Paulo

«Um garoto invade o território do noir.»

O Estado de S. Paulo

«Raphael Montes está entre os mais brilhantes ficcionistas jovens que conheço. Ele vai certamente redefinir a literatura policial brasileira e surgir como uma figura da cena literária mundial.»

Scott Turow, escritor

O autor estará em Lisboa entre os próximos dias 13 e 16 de Maio, onde irá participar na conferência Crime na Literatura, inserida no Programa Gulbenkian Próximo Futuro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide