Em Setembro, pela Bertrand: O Veneno do Teatro ou conversas com Amélia Rey Colaço, de Vítor Pavão dos Santos

O Veneno do Teatro ou conversas com Amélia Rey Colaço

Vítor Pavão dos Santos

Género: Biografia

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 384

Data de publicação: 25 de setembro

PVP: 18,80 €

Depois de reunir toda a poesia em português cantada por Amália Rodrigues, Vítor Pavão dos Santos retrata agora mais uma figura incontornável da cultura portuguesa.

LIVRO

Amélia Rey Colaço nasceu em Lisboa a 2 de Março de 1898 e em 1917 estreou-se no Teatro São Luiz, que à época era designado como Teatro República. É justamente considerada a mais marcante figura do teatro português do século XX não só pelo reconhecimento público que lhe foi granjeado mas também pelas diversas gerações de atores e atrizes que ajudou a formar.

Vítor Pavão dos Santos nasceu em Lisboa em Julho de 1937 e desde tenra idade é espectador habitual de teatro e cinema. Licenciou-se em História mas optou pelo Teatro. Desenhou cenários e figurinos para dezenas de espetáculos, esteve na génese da criação do Museu Nacional do Traje e fundou o Museu Nacional do Teatro, inaugurado a 4 de fevereiro de 1985.

Amélia Rey Colaço e Vítor Pavão dos Santos foram amigos e este livro é o resultado do convívio regular que essa amizade estimulou. A análise e a memória de um profundo conhecedor do seu tempo revisitam e enriquecem os diálogos que o autor foi mantendo e registando no seu convívio com Amélia Rey Colaço. 

AUTOR

Nasceu em Lisboa, na Rua do Século, em julho de 1937, e desde cedo que frequenta o teatro, o cinema, as

marchas e os fados. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na variante de História de Arte. É crítico, investigador e desenhador teatral, tendo fundado e dirigido o Museu Nacional do Teatro durante 19 anos. Publicou, entre outras coisas, a Revista à Portuguesa, primeiro estudo consagrado ao teatro de revista em Portugal. Vítor Pavão dos Santos publicou pela Bertrand Editora, em novembro de 2014, uma antologia que reúne toda a poesia em língua portuguesa cantada por Amália Rodrigues, com o título O Fado da Tua Voz – Amália e os Poetas. Foi distinguido este ano com o Prémio Amália pelo “extraordinário papel” do autor na divulgação da carreira de Amália Rodrigues.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide